O que significa a sigla FR na enfermagem?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A taxa de frequência respiratória (FR) mede a quantidade de respirações completas em um minuto. Esse índice sofre a influência de fatores como o nível de gás carbônico presente na corrente sanguínea da pessoa examinada.

Uma frequência respiratória normal para um adulto em repouso está entre 12 e 20 respirações por minuto.

Frequência Respiratória
1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.

A taxa de frequência respiratória (FR) revela a quantidade de respirações completas em um minuto. Ela fica entre 12 e 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto) num adulto saudável e com menos de 40 anos. Da mesma forma que a frequência cardíaca, a respiratória tende a sofrer variações conforme a idade.

Nesse procedimento é utilizado a taxa de frequência respiratória (FR), onde é revelado a quantidade de respirações completas em um minuto. Em um adulto saudável e com menos de 40 anos, ela fica entre 12 e 20 mrm (movimentos respiratórios por minuto).

FR – Frequência respiratória.

  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto. Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia.

Em condições fisiológicas de repouso em adultos, a frequência respiratória habitualmente, encontra- se em torno de 12 a 20 incursões respiratórias por minuto (irpm). Dessa maneira, uma frequência superior a isso se enquadra na denominação de taquipneia.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Adultos com mais de 65 anos: 12-28 respirações por minuto; Idosos com mais de 80 anos: 10-30 respirações por minuto; Adultos em exercício físico moderado: 35-45 respirações por minuto; Atletas: 60-70 respirações por minuto (valor máximo).

Frequência cardíaca e respiratória
A FR máxima do recém-nascido é de 60 irpm e a FC tem média de 145 bpm, mas pode variar em uma faixa de 90 bpm a 180 bpm. Vale ressaltar também que arritmia sinusal ou respiratória é comum que aconteça nessa faixa etária e, geralmente, a FC aumenta na inspiração e diminui na expiração.

SSVV significa Sinais Vitais.
Dentre os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, destacam-se pela sua importância e por isso serão abordados. São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração.

Força do pulso
A Frequência Cardíaca normal para adultos saudáveis, varia de 60 a 100 batimentos por minuto.