O que significa a sigla HDA na enfermagem?

Perguntado por: ebarreto5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Definição. A hemorragia digestiva alta (HDA) é aquela originada próxima ao ligamento de Treitz, ligamento responsável pela fixação do intestino e que limita anatomicamente o tubo digestivo alto, de onde surgem as principais etiologias desse tipo de hemorragia.

A úlcera péptica é a principal causa de HDA contribuindo com 35-50% dos casos. A EDA contribui também, significativamente, para avaliar os pacientes com maior risco de ressangramento, por meio da identificação de fatores prognósticos para a recidiva hemorrágica.

O termo melena é a presença de fezes pretas, pastosas e com odor fétido. A maioria das melenas se origina de lesões próximo ao ligamento de Treitz, embora também pode ser causa de hemorragia altas de orofaringe e nasofaringe, além de hemorragia baixa de intestino delgado ou cólon.

Mas o que seria esse ângulo descrito por Treitz?! Nada mais é do que o ângulo formado ao nível da junção duodenojejunal (junção que é responsável por fixar o intestino). Ele possui a função de limitar o trato gastrointestinal superior.

A Hemorragia digestiva Alta (HDA) é definida como sangramento do trato gastrointestinal que ocorre acima do ligamento de Treitz – que se localiza entre o Duodeno e o Jejuno. Um paciente com suspeita de HDA apresenta-se ao pronto-atendimento com queixa de hematêmese e, possivelmente, melena ou enterorragia.

Caso seja HDA não varicosa, o medicamento fundamental por via venosa é o inibidor de bomba de próton (omeprazol oupantoprazol). Na HDA varicosa, utiliza-se no tratamento medicamentoso de substância que diminui a pressão nas varizes do esôfago e estômago (somatostatina, octreotide e terlipressina).

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é o método diagnóstico de escolha na HDA e deve ser realizado nas primeiras 24 horas do início do episódio hemorrágico, após a estabilização hemodinâmica do paciente.

Há duas metas para tratar a pessoa com hemorragia digestiva: Substituir o sangue perdido por líquidos injetados na veia (via intravenosa) e, às vezes, realizar uma transfusão de sangue.

Vômito com sangue vivo ou com aparência de borra de café, sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes são sinais de hemorragia digestiva alta. Sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes indicam hemorragia digestiva baixa.

A pessoa deve evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais e ter a manutenção, conforme indicado pelo médico, com os inibidores de bombas de prótons (omeprazol, pantoprazol etc.). Também o uso de antibiótico indicado caso esteja com alguma bactéria relacionada ao problema, como a Helicobacter pylori.

A hemorragia digestiva não é por si só uma doença mas sim uma manifestação clínica de uma patologia subjacente. Embora na maioria dos casos a hemorragia digestiva se associe a patologias com pouca gravidade, esta pode ser a manifestação de uma doença grave e potencialmente fatal.

Ácido tranexâmico e hemorragia
O tratamento imediato com ácido tranexâmico reduz o risco de morte em 70% em pessoas com sangramento grave, dizem os pesquisadores.

Sintomas que podem ocorrer tanto nos casos de sangramento do trato gastrointestinal superior quanto inferior incluem:

  1. Sensação de fraqueza, vertigem, ou tontura (especialmente quando se perde muito sangue).
  2. Batida cardíaca acelerada (quando se perde muito sangue).
  3. Cólicas ou dor na barriga.
  4. Diarreia.
  5. Palidez.

Disenteria: Para ser considerado uma disenteria, a diarreia está associada a dor, com muco e sangue nas fezes¹.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.

Esse órgão possui quatro divisões: bulbo, porção descendente, porção horizontal e porção ascendente.

válvula ileocecal

Inicia-se no piloro, constrição musculosa que separa o estômago do intestino delgado, e segue até a válvula ileocecal, que separa os dois intestinos. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, já o jejuno e o íleo não são fáceis de diferenciar.

O duodeno é dividido em quatro partes parte superior, descendente, inferior e ascendente. O jejuno compõe a segunda parte do intestino delgado e estende da flexura duodenojejunal, onde o sistema digestório volta a ser intraperitoneal. Já o íleo, termina na junção ileocecal, a união da parte terminal do íleo e o ceco.

A principal causa da hemorragia digestiva baixa é a doença diverticular, que pode ser responsável por até 55% dos casos. Em seguida, temos a angiodisplasia como uma causa importante, principalmente nos pacientes acima de 65 anos.