O que significa a visita de uma abelha?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

As abelhas são especificamente atraídas pelas árvores frutíferas e com flores, incluindo as que ficam nas áreas interna e externa da casa. “Se você tem uma casa com muitas plantas, principalmente espécies que dão flores e frutos, pode ter certeza que elas irão aparecer.

O que significa se uma abelha pousar em você
Segundo os místicos, cada inseto que aparece para nós tem um significado e, quando ele surge, sinaliza término de conflitos, harmonia e surgimento de alegrias.

As Abelhas são mensageiras que compartilham os milagres da consciência. Abelhas possuem uma perfeita organização coletiva. Elas nos ensinam o valor da comunicação não violenta, do respeito e devoção ao espírito coletivo.

Poderes e habilidades
Atualmente, ela está presa num tamanho reduzido e agora possui super-poderes, portanto, pode voar e produzir explosões supersônicas excepcionalmente fortes.

As abelhas costumam ser mais atraídas por plantas aromáticas, de flores pequenas. Diferentes cores também são bastante atrativas para os insetos polinizadores. Além das abelhas, mariposas, borboletas e besouros também são agentes polinizadores.

A maioria está relacionada a um fator: os odores expelidos pela pele. “Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele.

Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.

As abelhas rainhas põem 3 mil ovos num único dia. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu. Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado. Não se deve colocar mel em vasilhas que guardam cheiros, pois o mel absorve os odores dos recipientes.

É no período entre a primavera e o verão que se concentra a temporada de reprodução das abelhas. A enxameação, como é chamada essa etapa, ocorre quando a rainha, acompanhada de um número de abelhas operárias deixa um lugar à procura de um novo lar.

A principal hipótese dos cientistas é que essas abelhas desenvolveram o hábito noturno como fuga de competidores por recursos florais durante o dia e também como forma de evitar inimigos naturais mais comuns no período diurno, como os parasitas de seus ninhos.

Os bombeiros não retiram o enxame." Fazer fumaça, utilizar veneno ou jogar água não funciona para espantar as abelhas. "Pelo contrário, essas medidas vão deixar as abelhas ainda mais irritadas. Agosto, dezembro e janeiro são períodos de migração e as ocorrências de ataques aumentam.

Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.

Traças da cera
São o pior inimigo das abelhas, causando grandes estragos às colmeias. Podem provocar, inclusive, o abandono da colmeia pelas abelhas, quando a infestação é maior. Recomenda-se inspecioná-las regularmente para que seja possível eliminar as primeiras traças que aparecerem.

A rainha, como o próprio nome diz, é quem manda em uma colônia. É ela quem continuamente põe ovos, garantindo o nascimento das operárias, machos e rainhas virgens (princesas).

O termo abelha-rainha ou abelha-mestra é comumente utilizado para se referir a uma abelha adulta e fértil, sendo ela, normalmente, mãe de todas as outras abelhas da colmeia.

A abelha no Xamanismo apresenta um significado de harmonia na comunicação e na organização com as pessoas ao seu redor. Se a abelha é o seu animal de poder, o inseto representa um sinal que você é uma pessoa que sempre trabalha duro pelo que deseja e não reclama de sua missão.

“Essa espécie de abelha consegue manter um alto fluxo gênico em diferentes tipos de ambientes. Por isso, pode ser considerada um polinizador de resgate, ao compensar o declínio de outros polinizadores nativos mais sensíveis ao desmatamento”, avaliou Jaffé.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

As abelhas se comunicam através de toques, movimentos, sons e cheiros. Por exemplo, quando uma abelha quer informar às suas companheiras de colmeia sobre uma fonte rica em néctar ou pólen encontrada nas proximidades da colmeia, ela inicia uma dança circular.

Aparentemente, pra “chamar” as abelhas você precisa de uma “isca”, ou seja, algo que as atraia. Pra isso se faz um “verniz” com óleo vegetal e solução alcoólica de própolis – mas tem que ser própolis da própria mandaçaia. Senão e for própolis de abelha comum, você atrai a abelha comum.