O que significa assinado por redespacho?

Perguntado por: agil . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O redespacho ocorre quando mais de um transportador está envolvido para realizar a entrega ao destino. Geralmente o redespacho acontece na logística de distribuição, sendo responsabilidade de um embarcador e uma transportadora.

O que é redespacho? Trata-se de uma contratação, realizada pela transportadora, de outra empresa para realizar parte da prestação de um serviço. Nesse contexto, o redespacho pode ser contratado para o início, a metade ou o final do transporte e precisa ser registrado por meio dos devidos documentos.

O redespacho ocorre quando uma transportadora realiza uma parte do transporte e a sequencia é seguida por uma segunda transportadora, até a entrega final da encomenda. No Estoque SQL é possível incluir na nota de Mercadoria a segunda transportadora a ser utilizada no transporte dos itens.

Operações de redespacho são uma prática muito comum em países como o nosso, de proporções continentais, acontece quando um embarcador necessita realizar uma entrega para seu cliente e envolve mais de uma transportadora nesse processo, pois o destino final não está na sua região de atendimento.

Redespacho é um modelo de contrato de frete em que as transportadoras chamam outros parceiros logísticos para cobrir rotas ou trechos de rotas. Assim, após receber a demanda, a transportadora contrata outra empresa de logística para realizar parte do serviço.

Para saber se um objeto foi roubado nos Correios, você precisa ter em mãos o código de rastreamento da estatal e acompanhar o andamento da entrega.

CTe redespacho intermediário
No caso da redespachante o CTe se mantém com a emissão padrão. Já a empresa redespachada deverá omitir os dados de remetente e destinatário. Além disso, a empresa também poderá englobar todos as informações em um único documento.

Entre em contacto com o serviço de correios para que a mesma possa ser redirecionada para o destinatário correto. No rótulo encontrará as informações necessárias para saber qual foi a empresa responsável pela entrega e os dados do remetente.

Para habilitar a geração das informações de redespacho, deve-se marcar a configuração de sistema LF - NE - 2923 - Adicionar consignatário na informação complementar do XML, disponível no menu Utilidades/Diversos > Genéricos > Parâmetros > Configurações.

Meu pedido foi redespachado, como posso rastreá-lo? Utilizando a nossa ferramenta de rastreamento. Se sua remessa foi despachada, no campo “Recebedor”, haverá um código destacado. Clique nele e abrirá uma janela com o rastreamento dos Correios.

O imposto cobrado na prestação de redespacho, por ser esta prestação parte do percurso do serviço contratado, pode ser utilizado pela contratante para compensar o imposto por ela devido.

se a redespachada (Consulente) poderá utilizar os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) 5.351 ou 6.351 com Código da Situação Tributária (CST) 51 (diferimento) na emissão dos seus CT-e para a prestação de serviço de transporte; 4.4.

Portanto, a nota de devolução pode ser emitida tanto pelo remetente da mercadoria, quanto pelo destinatário.

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”. Nesse tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos. Por isso, é mais vantajoso para o vendedor.

O que é roteirização? A roteirização é o processo de definição de trajetos (rotas) para que as entregas ou coletas sejam realizadas e os serviços, prestados. O roteirizador é usado para redução de custos operacionais logísticos ligados à rota, podendo ser atrelados a tempo, distância percorrida ou qualidade das vias.

Taxa de redespacho fluvial (TRF)
É cobrada quando existem cargas destinadas a locais onde se utiliza o transporte fluvial para complementar determinado trecho. O valor serve para ressarcir esse tipo de transporte e é formado por um percentual sobre o valor da mercadoria.

CTe é uma sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico. O CTe de subcontratação é o documento emitido pela transportadora subcontratada para cobrar o frete da transportadora que a subcontratou.

Na subcontratação de transporte, quem paga o ICMS é o tomador do serviço, ou seja, o contratante da transportadora. Isso ocorre independentemente dele ser o remetente da carga ou o expedidor contratado. Enquanto isso, a transportadora que subcontrata deve recolher o imposto da subcontratada.