O que significa bigode no crime?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Na cadeia antigamente os criminosos gostavam de usar bigodes, era uma “marca” usada por alguns criminosos e se “rotulou” que os “bandidos, ou seja, presos mais considerados no mundo do crime usavam bigodes.

Expressão usada no Sul do Brasil, que significa participar de um bom churrasco. Churrasquear.

Na época em que surgiu a expressão, o bigode era um símbolo de homem honrado, que, além de barba, tinha "vergonha na cara". Seu significado é prometer algo verbalmente, sem precisar de assinatura, e sua origem é incerta.

- Na época dos metrossexuais, cheios de artifícios para cuidar da aparência, o bigode representa o homem clássico, másculo naturalmente, tradicional - aponta Elton, lembrando: - Grandes galãs do cinema, como Clark Gable, usavam bigode. É um símbolo de charme, de beleza. São ícones que as mulheres sempre aprovaram.

A ideia é que o bigode demonstra seriedade e está de acordo com os padrões e valores militares e esteticamente não há prejuízo ao se utilizar a farda.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

É conversar sem ter hora para terminar. Quando se diz que fulano emendou o bigode com alguém, significa que ele conversou sem parar, sem se preocupar com o tempo.

Mas, qual a origem do bigode? A provável origem de “bigoth” é “visigoth” – os visigodos, povo germânico originário do leste europeu, que viviam na Península Ibérica e eram conhecidos pelos grandes bigodes.

Rosto fino
Bigodes são ótimas soluções para rostos finos, já que dão um foco maior no meio dele. O segredo para usar bigode com esse formato de rosto é seguir as linhas da face. Se for fina e comprida, por exemplo, manter só o bigode, sem barba ou cavanhaque, é a melhor opção para dar uma impressão de encurtamento.

USO DE BIGODE
É permitido aos Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do Policial Militar.

Como cultivar e manter o bigode

  1. Limpeza diária. Os pelos do rosto já são naturalmente mais grossos e, quando estão perto do nariz, eles podem incomodar muito mais. ...
  2. Esfoliação. ...
  3. Hidratação. ...
  4. Apare com frequência. ...
  5. Menos é sempre mais. ...
  6. Cera, sua melhor aliada.

Os bigodes possuem ainda uma função: eles mantêm os lábios aquecidos em baixas temperaturas e, por muito tempo, acreditou-se que ele evitava que germes e bactérias entrassem pela via nasal. Assim como as barbas, os bigodes também são símbolo de masculinidade e virilidade.

Os motivos são higiene e uniformização. Quando o militar está no campo de batalha, ou mesmo em treinamento, nem sempre há água disponível. Se o rosto estiver sem pêlos, fica mais fácil limpá-lo.

A sua resposta, sem sombra de dúvidas, será não. No máximo, um bigode, retíssimo, que denota as patentes mais altas das forças armadas, seja no exército, na marinha e na aeronáutica ou, até mesmo, nos Batalhões das Polícias Militares.

Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização. Porém, em situações específicas a regra admite exceção.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Derivação do "vapor" - menor que avisa aos traficantes da entrada da polícia na favela.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Hoje tá tudo 2.

Por que não cortar o bigode dos gatos? Com tantas funções, as vibrissas dos felinos não devem ser cortadas. Sem elas, o animal pode se acidentar e se machucar gravemente.

Mas, qual a origem do bigode? A provável origem de “bigoth” é “visigoth” – os visigodos, povo germânico originário do leste europeu, que viviam na Península Ibérica e eram conhecidos pelos grandes bigodes. Em inglês, “bigot” é alguém intolerante a opiniões diferentes, o que condiz com a fama desse povo.

Uma das principais características desse dialeto caipira está quando a vogal é seguida de S ou Z, portanto ciciante. Ex: rapaz, mês, nós. Quando ocorre, usa-se a vogal I, criando o ditongo AI. Diz-se, então: rapaiz, meis, nóis.

Continuar lendo Pode bigode no quartel?