O que significa cabelo espichado?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Pentear o cabelo de forma incorreta ou ainda molhado. O atrito com a toalha na hora de secar o cabelo danifica as madeixas. Por isso, nunca esfregue, só aperte a toalha contra os fios.

As pontas espigadas são o resultado do desgaste natural dos fios de cabelo, o que enfraquece a camada protetora das madeixas. Este desgaste deve-se aos costumes agressivos (por exemplo, usar prancha e/ou secador) e aos agentes quotidianos, tais como escovar o cabelo, a lavagem do mesmo, a exposição solar e a poluição.

  1. Faça hidratação e umectação nas pontas. ...
  2. Aposte em um leave in de tratamento. ...
  3. Evite as fontes de calor. ...
  4. Troque o banho quente pela água morna. ...
  5. Comece uma rotina de cuidados com o seu cabelo. ...
  6. Faça um corte que preserve o comprimento.

Quais são as causas das pontas espigadas? O stress e o calor são duas causas para o cabelo espigar. Também pode ser provocado pela utilização de produtos de styling que não são adequados para o seu tipo de cabelo.

O termo “cabelo espigado” remete imediatamente a pontas secas e rígidas, podendo atingir até mesmo o cabelo todo. Esse tipo de fio danificado pode acontecer por uma série de problemas, sendo preciso investir no cabelo espigado tratamento o mais rápido possível.

Como é um fio de cabelo poroso? Um cabelo com alta porosidade está com as cutículas totalmente abertas. Por esse motivo ele apresenta uma textura áspera e que embaraça com facilidade. Ele costuma não reter água e por isso fica mais ressecado e quebradiço.

Por que o cabelo fica grosso? Normalmente, o que define a espessura do cabelo, se ele é grosso ou fino, é a herança genética de cada pessoa. Entretanto, o fios podem ir mudando com o passar do tempo.

Se não tem pontas duplas e pontinhos brancos nesse fio, significa que ele está saudável, é um cabelo curtinho que está crescendo”, afirma. Por outro lado, se ao analisar o fio você identificar pontas duplas e os pontos brancos, é sinal de que ele está quebradiço e algo não vai bem com o seu cabelo.

Dicas e cuidados para manter o cabelo alisado por mais tempo
A primeira dica é estar em dia com sua hidratação, já que cabelos bem hidratados tendem a manter as cutículas seladas por mais tempo, e isso auxilia a manter o aspecto liso, saudável e sedoso do cabelo.

Abuse dos produtos que contém vitamina E, óleo de argan e queratina. Evite usar chapinha mais de uma vez na semana. Invista em tratamentos de recuperação, como o botox, cronograma capilar e a cauterização. Uma vez por semana, faça uma hidratação intensiva, com uma máscara hidratante para cabelos danificados.

Dicas para tratar as pontas nesse efeito “palha
O tratamento deve ser mais que hidratação, mesmo as reconstrutoras devem fazer parte da sua rotina capilar; Escovações só com bons protetores e óleo de proteção após o procedimento; Protetor solar capilar é fundamental para manter o tratamento e evitar mais danos.

O principal causador das pontas ralas é o enfraquecimento da fibra, que acontece devido ao excesso de calor e de químicas, como colorações, alisamentos e relaxamentos. Além disso, a falta de corte abre espaço para que as pontas fiquem mais finas, duplas e ainda quebradiças.

Os cabelos ressecados perdem o brilho e ficam com uma textura diferente, mais áspera, especialmente nas pontas. Nesses casos, ainda, é possível notar que os fios ficam mais frágeis e quebradiços e o paciente pode notar que seu cabelo cai em maior volume.

O que é frizz no cabelo, afinal? Nada mais é do que aqueles fios que insistem em arrepiar e muitas vezes irritam a gente na hora de arrumar o cabelo. O frizz aparece com ainda mais frequência quando falta hidratação, há quebra e fragilidade nos fios, umidade no ar e eletricidade.

O ideal é fazer uma avaliação com o seu cabeleireiro para que ele direcione o melhor tratamento”, indica Everson. Mas uma boa pedida é focar em hidratação e nutrição para os fios, devolvendo a água e oleosidade da fibra. Everson também indica usar óleos nos cabelos, aplicando pela noite e removendo pela manhã.

Passo a passo de como fazer a reconstrução capilar

  1. Lave os fios. O primeiro passo para restaurar a beleza do seu cabelo é realizar uma limpeza profunda! ...
  2. Borrife a Proteína Vegetal Líquida. ...
  3. Aplique a máscara de reconstrução capilar. ...
  4. Finalize os fios. ...
  5. 5 principais tipos de tranças para você conhecer e fazer.

Para recuperar os fios que estão muito porosos, o expert recomenda fazer alguns tratamentos em salão, como uma reconstrução a cada 15 dias e hidratações semanais. Em casa, use óleos, além de leave-in e máscaras que tenham proteínas e lipídios.

Os fios estão porosos quando perdem o cimento intercelular que mantém a coesão das fibras capilares. As cutículas se abrem e, além de ressecado, o cabelo perde a elasticidade, quebra e cai com mais intensidade.

O envelhecimento dos nossos cabelos está ligado à nossa idade biológica, mas alguns fatores como alterações hormonais, hábito de fumar e beber com frequência e algumas deficiências nutricionais podem acelerar o processo. Quando fazemos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo e o cabelo também muda.

Deficiência de nutrientes
Devido a isso, os cabelos tendem a se tornar mais finos quando um organismo está com baixos níveis de ferro e vitamina D. Afinal, ela estimula o crescimento dos nossos folículos capilares e, se o corpo não possui nutrientes suficiente, o cabelo também pode ser afetado.

Seu cabelo apresenta variação entre fios finos e grossos? Segundo a Artista Redken Marta Belo, esse não é um problema comum, mas pode acontecer por muitos motivos, como o uso em excesso de ferramentas de calor e processos químicos frequentes, que influenciam diretamente na densidade capilar.