O que significa cada símbolo da equação MRU?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

-> v é a velocidade de deslocamento; -> t é o tempo do deslocamento. Conhecendo a posição inicial (S0) e a velocidade de deslocamento (v), podemos calcular a posição S(t) que o corpo ocupa em um instante qualquer (t). Com isso, determinamos o comportamento do objeto móvel no decorrer do tempo.

Todo movimento uniforme é retilíneo. Se o corpo estiver movendo-se em uma trajetória circular com velocidade constante, sempre haverá uma aceleração apontando para o centro das curvas (aceleração centrípeta), sendo assim, esse tipo de movimento não pode ser categorizado como uniforme, mas sim circular uniforme.

Para um corpo em MRU, a posição num instante t qualquer é dada pela função horária da posição: S (t) = S0 + v .

Outra maneira de utilizar funções matemáticas para entender o MRU é através da representação gráfica da posição x em função do tempo t. Essa representação é uma reta, cuja inclinação é igual à velocidade inicial v0. Isso demonstra que a posição do objeto aumenta linearmente com o tempo, o que é característico do MRU.

O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .

Quando um corpo admite uma velocidade constante na trajetória, admite-se que ele é um movimento retilíneo uniforme MRU. Para calcular a função horária da posição nesse caso, basta admitir bons referenciais e aplicar as fórmulas do MRU. S = S0 + V.t é a função horária da posição no movimento retilíneo uniforme.

Está dividida em movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento de queda livre e movimento circular uniforme. O que é importante relembrar? Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.

Para compreender o mapa mental do movimento uniforme, deve-se lembrar que, quando estudamos o movimento uniforme (ou MU)nos referimos aos movimentos em que não há aceleração, ou seja, em que a velocidade é constante. Dois tipos de MU são o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e o Movimento Circular Uniforme (MCU).

No movimento uniformemente variado, temos 3 tipos diferentes de gráfico: o espaço versus o tempo, a velocidade versus o tempo, e a aceleração versus o tempo.

O que é movimento uniforme
Na Física, o movimento uniforme (MU) acontece no momento em que um objeto realiza um deslocamento com velocidade constante. Isso acontece, por exemplo, quando um carro sai da cidade A e vai até a cidade B com uma velocidade de 60 km/h em 3 horas.

De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.

Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.

Principais tipos de gráficos para a educação básica

  • Gráficos de colunas. O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal (lembra do Plano Cartesiano? ...
  • Gráfico de barras. ...
  • Gráfico de setor (ou circulares) ...
  • Gráfico de linha.

Um valor negativo de velocidade indica que o corpo se desloca no sentido negativo da trajetória. Em linguagem corrente, é comum confundir o conceito de velocidade média com o conceito de rapidez média.

Movimento uniformemente variado (MUV) é o movimento cuja velocidade varia constantemente em um intervalo de tempo, gerando uma aceleração não nula. A aceleração média de um avião pode ser determinada pela variação de velocidade durante um intervalo de tempo.

Diferenças entre movimento uniforme e movimento uniformemente variado. De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.