O que significa Cid a059?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A059 - Intoxicação alimentar bacteriana não especificada.

A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos ou de água contaminada com micro-organismos nocivos à saúde. Geralmente, essa contaminação ocorre por conta do mau armazenamento ou de manuseio incorreto do alimento, sem atenção às práticas de higiene.

Você sabe o que é CID? CID significa classificação internacional de doenças. É um sistema de códigos, criado pela OMS, utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

É importante ter um laudo médico indicando a intoxicação alimentar e, se possível, guardar uma amostra do alimento ou bebida consumida. Tudo isso poderá ser usado como prova, como uma análise laboratorial do produto", destaca Igor Rodrigues.

Para todos os casos de intoxicação alimentar, é importante buscar atendimento médico. Os sintomas podem começar após algumas horas, alguns dias ou até mesmo semanas – apensar de ser menos comum – da infecção.

Espera-se que neste prazo seja possível estabelecer-se um diagnóstico definitivo e na confirmação de infecção pelo Coronavírus, estende-se o afastamento por até mais sete dias, já com o CID B34.

CID 10 - A09 - Diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível - iClinic.

CID A08: o que significa? O CID A08 indica que o paciente apresenta uma doença intestinal causada por infecção viral.

Os exames mais comuns para confirmar a suspeita de intoxicação alimentar são o hemograma e os exames microscópicos de fezes, que permitem visualizar anormalidades nos dejetos do paciente.

É importante buscar por um profissional independente do agravamento dos sintomas, mas é ainda mais urgente se o paciente apresentar:

  1. Vômito ou diarreia avermelhado e/ou com presença de sangue;
  2. Sinais de desidratação, como tontura, sede excessiva e boca seca;
  3. Febre acima de 38ºC.

Após um quadro de intoxicação ou infecção alimentar, o ideal é evitar ingerir leite e seus derivados, alimentos crus, frituras e alimentos ricos em gorduras¹. Também é importante comer somente o que já está habituado e se hidratar muito, seja com água, água de coco, isotônicos ou mesmo suco de frutas¹.

CID 10: Z765 CID
O código é Z765, a descrição é pessoa fingindo ser doente [simulação consciente], classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são Z765 não há nenhum.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Geralmente, as indenizações por intoxicação alimentar vão de R$1.500,00 até mais de R$10.000,00, e devem ser pagas individualmente, ou seja, caso um grupo de pessoas sofra o dano, cada um dos indivíduos poderá receber indenização por danos morais.

As investigações diagnósticas rotineiramente realizadas são: hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, exame de urina (com teste de gravidez, se pertinente), triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia.

São termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, mas há diferenças. A intoxicação nem sempre está associada à presença de um agente infeccioso, enquanto na infecção há bactéria, protozoário ou vírus provocando sintomas.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

Como tratar intoxicação alimentar?

  1. mingau de amido de milho;
  2. chás com açúcar, mas sem cafeína. Evite o chá-preto, o chá-mate e o chá-verde;
  3. maçã e pera cozidas e sem casca;
  4. banana;
  5. cenoura e batata cozidas;
  6. arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  7. frango grelhado ou cozido.

Intoxicação alimentar grave
Nos casos mais agudos da doença, além de sangue nas fezes e no vômito, podem ocorrer também febre acima de 38º, visão dupla, e sintomas de desidratação (sede excessiva, boca seca, fraqueza e tonturas).