O que significa Cid f89?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Transtorno do desenvolvimento psicológico não especificado (F89)

F989 - Transtornos comportamentais e emocionais não especificados com início habitualmente na infância ou adolescência.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

F23 Transtornos psicóticos agudos e transitórios
Grupo heterogêneo de transtornos caracterizados pela ocorrência aguda de sintomas psicóticos tais como ideias delirantes, alucinações, perturbações das percepções e por uma desorganização maciça do comportamento normal.

CID F32.2 é o código para Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID F32 é o código para Episódios depressivos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

F90.9 Transtorno hipercinético não especificado
Tal comportamento deve comportar grandes violações das expectativas sociais próprias à idade da criança; deve haver mais do que as travessuras infantis ou a rebeldia do adolescente e se trata de um padrão duradouro de comportamento (seis meses ou mais).

Principais Transtornos do Desenvolvimento Infantil

  • TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • TEA — Transtorno do Espectro Autista.
  • Distúrbios da Aprendizagem.
  • Deficiência Intelectual.
  • Síndrome de Rett.

CID F80 é o código para Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem, segundo a Classificação Internacional de Doenças.

F09 - Transtorno mental orgânico ou sintomático não especificado.

CID F39 é o código que descreve transtorno do humor [afetivo] não especificado.

Transtorno de personalidade, depressão e ansiedade (CID F32. 2 e CID F41.

O que deve constar no laudo diagnóstico de autismo? De acordo com o neurologista Dr. Marcelo Masruha, o laudo deve conter “o diagnóstico (incluindo, se for possível, o grau de comprometimento ), o CID e, quando necessário, as indicações para as terapias.”

Na CID-11, todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo, como o autismo infantil, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno com hipercinesia, por exemplo, foram reunidos em um único diagnóstico: o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), prescrito pelo código 6A02.

A mudança da CID-10 para CID-11 ocorreu em razão da evolução da medicina, com mais conhecimento, necessário para maior compreensão das individualidades das pessoas do espectro autista.

Quais são as doenças mentais elegíveis para receber o benefício? Episódios depressivos, esquizofrenia, psicose não-orgânica não especificada, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente, transtornos esquizoafetivos, transtornos mentais, etc.

Depressão aposenta? (CID F. 32.3). Sim, Depressão pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Estado em que o sujeito apresenta, ao mesmo tempo, sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado.