O que significa comportamento anômalo da água?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

De 4 ºC até 100 ºC, a água comporta-se normalmente como qualquer outra substância, aumentando seu volume quando aquecida, mas de 0ºC a 4ºC, ela se contrai ao ser aquecida, ao invés de se dilatar. Aí está o comportamento anômalo da água!

Como visto anteriormente, a água líquida apresenta anomalia na termodinâmica, a densidade aumenta quando a temperatura aumenta; anomalia dinâmica, aumento da difusão com aumento da pressão. Além dessas anomalias a água apresenta também anomalia estrutural.

A água da superfície, em contato com o ar, arrefece e fica mais densa que a água do fundo. Essa diferença de densidade provoca a movimentação da água: sobe água "quente" e desce água "fria". No entanto, ao ser atingida a temperatura de 4 ºC, essa movimentação cessa, pois, nessa temperatura, a água tem densidade máxima.

adjetivo Característica de algo irregular ou fora do comum. Qualidade daquilo que se opõe à ordem natural das coisas. Etimologia (origem da palavra anômalo). Do grego anomalos.

De 4 ºC até 100 ºC, a água comporta-se normalmente como qualquer outra substância, aumentando seu volume quando aquecida, mas de 0ºC a 4ºC, ela se contrai ao ser aquecida, ao invés de se dilatar. Aí está o comportamento anômalo da água!

Ao aquecer a água de 0°C a 4°C, as pontes de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios antes existentes, provocando, assim, uma diminuição no volume. Mas de 4°C a 100°C, a água dilata-se normalmente.

Algumas substâncias admitem um comportamento anômalo, como a Água, o Ferro, o Bismuto e o Antimônio. Isto se deve por suas dilatações anômalas.

Em virtude de as moléculas de água no estado líquido estarem unidas por um tipo especial de ligação denominada ponte de hidrogênio, a água apresenta um comportamento excepcional quando aquecida. Quando se aquece uma amostra de água de 0 °C a 100 °C, ela. se dilata sempre.

“Essa substância é imprescindível à manutenção de toda vida terrestre, tanto fauna como flora. Fazendo parte da composição desses seres vivos, até realizando processos fisiológicos mais complexos. É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade.

Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.

Este fenômeno ocorre devido ao que chamamos de dilatação anômala da água, pois em uma temperatura entre 0°C e 4°C há um fenômeno inverso ao natural e esperado.

A densidade da água muda conforme o estado físico e temperatura. É por causa dessa diferença de densidade que o gelo, que é menos denso, flutua na água líquida. Isso não acontece com outros tipos de substâncias sólidas quando colocadas em um recipiente com a mesma substância derretida.

A densidade da água é de 1 g/cm3 (lê-se: um grama por centímetro cúbico). Esse valor corresponde à água em 25 ºC, pois em temperaturas mais baixas a densidade da água diminui. Outros fatores que interferem na densidade da água são: temperatura, pressão e salinidade.

Característica de algo irregular ou fora do comum. Qualidade daquilo que se opõe à ordem natural das coisas.

O sangramento uterino anômalo é o sangramento vaginal que ocorre com frequência ou de forma irregular ou dura mais tempo ou seu fluxo é mais abundante que as menstruações normais.

Significado de Anormal
adjetivo Irregular; contrário ao que é normal, habitual, regular. Que foge ou se afasta das normas e dos padrões.