O que significa concha nasal média esquerda bolhosa?

Perguntado por: aalmeida2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A pneumatização extensa da concha média, também chamada de concha bolhosa ou concha média bolhosa (CMB), é conhecida por ser um dos possíveis fatores etiológicos de obstrução nasal, sinusite recorrente e cefaleia. A CMB é uma das variações anatômicas mais comuns que podem ser observadas na cavidade nasal.

A concha nasal média é encontrada entre as conchas nasais superior e inferior, e possui um papel na umidificação e limpeza do ar inspirado de micropartículas, como poeira.

Em geral, utilizamos alguns medicamentos a base de corticoides tópicos para diminuir a inflamação do nariz gradativamente ou descongestionantes de uso sistêmico . O tratamento cirúrgico com redução das conchas nasais (turbinectomia) também pode ser indicado nos casos refratários e apresenta muito bons resultados.

Alterações na aparência do nariz: Embora a septoplastia seja uma cirurgia funcional, ela pode causar alterações na aparência do nariz. Essas alterações podem incluir assimetria, deformidades e até mesmo a necessidade de uma rinoplastia para corrigir a estética nasal.

A hipertrofia de cornetos acontece quando as conchas nasais possuem um tamanho que dificulta o funcionamento nasal adequado, tornando a passagem do ar mais estreita. Geralmente, a anomalia atinge o corneto inferior, porém, qualquer um dos três pode apresentar hipertrofia.

Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Os seios paranasais são cavidades ou túneis pequenos.

Os pólipos no nariz costumam ter o formato de pequenas bolinhas ou mesmo ter a forma de uma gota. Eles são moles e não causam dor, de modo geral.

Pólipos nasais são pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz. O tamanho de cada tecido varia de acordo com o quadro, fazendo com que alguns pacientes apresentem sintomas, como coriza persistente, enquanto outros não exibem qualquer sinal da condição.

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

As conchas nasais atuam na proteção das porções inferiores do sistema respiratório, através da regulação da temperatura e umidificação do ar inspirado, bem como da filtração de partículas estranhas pelo sistema mucociliar. Uma das principais funções da mucosa nasal é a denominada "clearance mucociliar".

Os três pares, com seus componentes esquerdo e direito, são: Concha nasal superior (parte do osso etmóide); Concha nasal média (parte do osso etmóide); Concha nasal inferior.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Normalmente, as pessoas se beneficiam da cirurgia de cornetos quando têm dificuldade para respirar pelo nariz. Também pode causar ronco, dificuldade para dormir e hemorragias nasais (epistaxe) devido ao fluxo de ar turbulento. Isso pode resultar em ressecamento das membranas mucosas que revestem o nariz.

O que é desvio de septo
O desvio de septo é uma condição em que a parede que divide as narinas (septo nasal) é deslocada para um dos lados. Isso pode causar obstrução de uma ou ambas as narinas, tornando a respiração mais difícil. O desvio de septo pode variar de leve a grave e pode afetar pessoas de todas as idades.

Em casos graves, o desvio de septo pode levar a complicações mais sérias, como perda de olfato ou infecções crônicas dos seios nasais.

Desvio de septo é uma das causas mais comuns de obstrução do nariz. Quando há presença de sintomas, como dificuldade para respirar, a cirurgia pode ser indicada. Geralmente, só é necessário cirurgia quando a função respiratória é muito comprometida.

A cirurgia do desvio de septo pode ser feita em qualquer idade, dependendo da indicação e da deformidade que pode estar causando. Para a maioria das pessoas, recomenda-se operar após a fase de crescimento, ou seja, da adolescência em diante.

As causas da hipertrofia dos cornetos nasais incluem alergias, infecções crônicas do nariz e seios paranasais, irritação crônica, exposição a irritantes ambientais, como poluição, tabaco e poeira, desvio de septo nasal e uso prolongado de descongestionantes nasais.

Outro tratamento para a hipertrofia dos cornetos nasais é a ressecção parcial dos cornetos, que consiste em uma remoção parcial das regiões aumentadas das carnes esponjosas, garantindo uma melhoria na respiração do paciente. Tal opção é válida para casos moderados e graves.

O tratamento intramuscular para hipertrofia potencializa este ganho de maneira significativa. O procedimento é feito com anestésico no qual injeta-se na região do glúteo ativos para ganho de massa magra, como aminoácidos, enzimas e outros compostos.

Sinusite aguda:
A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração.