O que significa desenhar a família?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O desenho da família pode revelar possíveis conflitos dentro de casa ou como a criança se sente em relação aos seus pais. Por outro lado, deve-se destacar que este teste é, antes de tudo, útil para ter uma visão geral das dimensões emocionais da criança.

Na análise do desenho devem ser levados em consideração aspetos que se prendem com a fase do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança, bem como a sua perceção visual, oralidade, expressão, criatividade, traços de subjetividade e possível presença de psicopatologia.

Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.

O Desenho da Família foi analisado de acordo com um método contendo 52 características, distribuí- das em três níveis: características gerais do desenho, nível das es- truturas formais e nível de conteúdo.

Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos.

Ele avalia a maneira como a criança ou adolescente percebe as relações de seu entorno imediato. É uma forma simples de avaliar a qualidade dos vínculos, da comunicação e do modo como as crianças constroem sua realidade a partir de seus relacionamentos familiares. Este teste de avaliação já possui mais de seis décadas.

Se seu desenho está na parte superior direita da folha, você é uma pessoa dominante que parte para conflitos e não teme o imprevisível. Se eu desenho está no centro, Você luta pelos seus interesses e busca harmonia com as pessoas ao seu redor. Quanto mais alto está o desenho, mas forte é essa característica em você.

Pelo desenho, as crianças expressam sentimentos, vontades e ideias que muitas vezes elas não conseguem expressar pela linguagem oral ou escrita, principalmente se ainda são muito pequenas.

Os desenhos podem ser uma ótima maneira de expressar seus sentimentos, emoções e ideias. Desenhar pode ser um hobby muito relaxante e tranquilo.

Quando aparece, ninguém duvida do que significa: desde a Grécia e da Roma Antiga que o desenho do coração simboliza o amor.

Quando desenhadas em proporção, indicam que há um bom desenvolvimento emocional e que a criança se sente amada e aceita. De fato, uma árvore com muitas raízes é geralmente um sinal de um apego positivo. No entanto, crianças com menos de 9 anos de idade às vezes não desenham as raízes.

Cenas Irreais – Desenhar gente voando, casa sem telhado, gente sem cabeça e outras situações fora da realidade com freqüência é motivo de atenção. E os pequenos que desenham e apagam várias vezes, provavelmente são inseguros e perfeccionistas. Como agir: Não cobre e nem critique a criança.

O olho é um símbolo da percepção das coisas, entendido como o elo entre o mundo interior e o exterior – por isso, também é ligado à clarividência. Muitas doutrinas entendem que ele é capaz de liberar energias positivas e negativas; o “mau-olhado” e o “olho gordo”, na cultura brasileira, representam bem essa ideia.

O Sol: O sol se for desenhado do lado esquerdo do papel, pode ser a representação da influência da mãe na vida da criança. Quanto mais forte for os seus raios, há mais perigo de que a mãe queira impor a sua vontade em controlar tudo. O sol desenhado à direita do papel, mostra a percepção da criança com o pai.

“Informa de maneira completa e objetiva os dados de uma determinada família, fazendo de forma realista uma revisão do passado familiar e dos potenciais problemas de saúde, assim como fornece informações ricas sobre os relacionamentos, incluindo ocupação, religião, etnia e migração.”