O que significa desogestrel?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Desogestrel é um anticoncepcional no modelo de minipílula - com progestagênio isolado -, onde a principal função é prevenir a gravidez.

Durante o tratamento com desogestrel, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Pode ser mínimo, não necessitando do uso de absorvente, ou maior, mais parecido a um período menstrual curto, requerendo uso de absorvente. Você pode também não apresentar nenhum sangramento.

O desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa. Gravidez Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez.

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo. Porém, esta forma de iniciar apresenta a desvantagem de não conferir proteção imediatamente. A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

Se qualquer uma dessas condições aparecer pela primeira vez enquanto estiver tomando desogestrel, consulte seu médico imediatamente. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.

Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento) Espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.

A menstruação deve se iniciar durante esses 7 dias (sangramento de privação). Geralmente, a menstruação inicia-se no 2º ou 3º dia depois do último comprimido da cartela de desogestrel + etinilestradiol. Comece a tomar os comprimidos da próxima cartela no 8º dia, mesmo que a sua menstruação não tenha acabado.

Não há relatos de efeitos perigosos graves se tomar muitos comprimidos de desogestrel de uma vez. Podem ocorrer sintomas como náusea e vômito e, ainda, um leve sangramento vaginal em mulheres ou jovens. Para maiores informações consulte o médico.

O Desogestrel é diferente porque possui uma dosagem considerada mais alta, impedindo assim com que essa maturação aconteça, dessa forma, é considerada como uma das pílulas de maior eficácia. Ela é uma das mais utilizadas por mulheres que não podem fazer o uso de estrogênio ou que estão em fase de amamentação.

"Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral." 11.

5 coisas que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

  • Interação medicamentosa.
  • Vômitos e diarreias.
  • Problemas intestinais.
  • Descuido com a pílula.
  • Chás.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

Ao contrário das pílulas só de progestagênio tradicionais, o principal efeito anticonceptivo de Desogestrel (substância ativa) é a inibição da ovulação.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (caso das pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais ...

O desogestrel não deve ser usado com pausa (generico ou não)! E é normal sim, ficar sem mesntruar usando anticoncepcional contínuo.