O que significa dizer que os músculos trabalham de forma antagônica?

Perguntado por: rpacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento, mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.

Resposta verificada por especialistas
Falar que os músculos trabalham de forma antagonista significa falar que um músculo gera forças contrarias ao outro, e é verdade isso, quase todos os músculos são antagonista de outros músculos, é uma maneira do corpo controlar a força das contrações e refinar os movimentos.

Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.

Conceitos antagônicos são conceitos ou opiniões contrárias sobre um mesmo tema, um mesmo argumento. Ser antagônico é ser opositor, é ser contrário, é atuar fazendo oposição diante de qualquer fato. Ser antagonista é ser contra alguém ou algo, é atuar como adversário.

Característica do que é contrário ou oposto; contrário, incompatível, oposto: argumento antagônico. Contrário estabelecido entre duas noções, conceitos, ideias etc.: apresentou um conceito antagônico ao já estudado. Pessoa Antagônica.

O músculo agonista diz respeito ao músculo principal que será treinado e é o mais ativado durante o movimento. Já o antagonista é o músculo contrário ao que está sendo exercitado. Mas, é importante ressaltar que se o controle do peso não for bom, um dos músculos trabalhados receberá mais estímulos do que o outro.

O método agonista e antagonista nada mais é do que o treino destes músculos opostos durante a mesma série.

7 sinônimos de antagônico para 1 sentido da palavra antagônico: Que é contrário: 1 contrário, oposto, contraditório, adverso, contrastante, incompatível, inverso.

Nas extremidades dos músculos estriados esqueléticos há tendões que auxiliam na movimentação e locomoção – eles agem de maneira antagônica, sendo que quando um músculo se contrai, produzindo movimento em um sentido, o seu par se contrai, produzindo movimento no sentido contrário.

Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos. As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.

Os grupos musculares são divididos em três categorias gerais: membros superiores, inferiores e tórax e abdômen. Essa divisão tem um motivo simples e importante, pois, ao treinar cada grupo de maneira separada e específica, o corpo acaba exigindo mais das fibras musculares, garantindo o aumento de massa muscular.

Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si.

3) Antagonismo - quando um medicamento diminui os efeitos de outro, dizemos que ocorre bloqueio, inibição ou antagonismo.

1 Que ou aquele que é e age contrário ou em sentido oposto a alguém ou alguma coisa; adversário, opositor. 2 Farm Diz-se de ou agente, substância ou droga que, no mesmo sistema, inibe ou anula a ação de outra.

A personagem que se opõe de forma mais evidente ao protagonista. Originalmente, na tragédia grega, o antagonista designava o segundo actor, que vinha depois do primeiro, o protagonista. Deve-se a Ésquilo a sua introdução, o que permitiu, no teatro, o desenvolvimento do diálogo.