O que significa dizer que os poríferos tem digestão intracelular?

Perguntado por: aprates6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais.

O alimento capturado é digerido pelo coanócito ou então enviado aos amebócitos, outro tipo celular que atua na digestão. Como toda a digestão ocorre no interior das células das esponjas, dizemos que ela é do tipo intracelular. Não pare agora...

A digestão intracelular inclui a degradação de partículas alimentares ingeridas para produzir moléculas ricas em energia – heterotrofia, e a reciclagem de estruturas celulares providenciando moléculas estruturais reutilizáveis na síntese de novos organelos – autofagia.

Digestão intracelular - tipo de digestão em que o ser vivo, utilizando expansões celulares de duração temporária, envolve partículas alimentares, formando vesículas fagocíticas para onde são lançadas enzimas.

Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.

A digestão é intracelular, no próprio coanócito, em vacúolos digestivos, ou pode ser transferido aos amebócitos (ou arqueócitos) que circulam levando as substâncias para outras células. Parede do corpo nas esponjas = pinacoderme.

Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.

Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas.

Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo. Os poríferos pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores.

A principal característica que o diferencia dos outros filos é a inexistência de órgãos ou tecidos verdadeiros. Os poríferos são uma colônia de células que possuem funções divididas entre si, e mesmo não possuindo órgãos, realizam as funções de nutrição, reprodução e respiração.

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Exemplos de organismos que apresentam digestão intracelular são os protozoários. Extracelular: ocorre no interior do tubo digestório do animal. Esse tipo de digestão é feita por grande parte dos animais, inclusive pela espécie humana.

O lisossomo é uma organela rica em enzimas digestórias que tem a função de realizar a digestão intracelular.

protozoários

a) digestão intracelular
É o tipo de digestão que ocorre exclusivamente no interior das células. Ocorrência: protozoários (no interior dos vacúolos digestivos) e nos poríferos (nos coanócitos).

O reto é a seção do trato digestivo acima do ânus, onde as fezes são mantidas antes de serem expelidas... leia mais ). Em geral, o reto permanece vazio, pois, antes de chegarem ao reto, as fezes ficam armazenadas no cólon descendente.

1 – Digestão Intracelular
É aquela que ocorre na parte interna das células. O processo de digestão é feito pelos lisossomos, através da ação de enzimas digestórias. Os protozoários e poríferos são exemplos de seres vivos que possuem esse tipo de digestão.

São estruturas envolvidas por membranas observadas em células eucarióticas. Núcleo é a organela mais proeminente da célula eucariótica, e relaciona-se com o controle das atividades da célula e o armazenamento da informação genética.

A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.