O que significa dizer que somos imanentes e transcendentes ao mesmo tempo?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo.

Desta forma, o caso do cristianismo mescla imanência e transcendência.

Que faz parte de maneira inseparável da essência de um ser; inerente.De longa duração; que permanece, dura; perdurável.

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

Resposta: Não, pois o ser humano é um ser totalmente limitado e a excelência é somente Deus.

Transcender é fazer um percurso para o mais além do eu humano, é viajar pelo saber das outras realidades onde, por muitas vezes nunca tinha passado pela mente do próprio sujeito a possibilidade como escolha.

como os conceitos de imanência e transcendência pode ajudar a repensar a relação das pessoas com o consumo desenfreado. Resposta: Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo.

Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.

A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.

No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.

O termo Transcendência, pode ter diferentes significados: Como a superação de limites, por exemplo: um atleta que bate um recorde olímpico, superando uma marca jamais atingida por outro ser humano.

Transcender é um verbo transitivo e intransitivo que significa se elevar acima do vulgar, se superar, ir além de ou ultrapassar alguma coisa.

Acreditar em algo transcendental, independentemente de convicção religiosa, traz esperanças de que alguma coisa de bom pode acontecer. Com o pensamento, somos capazes de desencadear emoções, sentimentos, expectativas positivas ou negativas, ações e comportamentos.

Inerente e inseparável a algo ou alguém: 1 inerente, intrínseco, inseparável, indissociável, ligado, próprio, relativo, atinente, aderente.

A discussão envolvendo os dois termos é antiga. O filósofo Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua filosofia, pois estabeleceu a distinção entre duas realidades: uma realidade material e sensível e outra realidade imaterial e suprassensível.

Os transcendentais (em latim: transcendentalia) são as propriedades do ser consideradas na filosofia clássica como as mais superiores, essenciais e absolutas; geralmente correspondem a três aspectos do campo de interesse humano e são seus ideais; ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

Resposta. Resposta: * Respostas: 1. a) Diz-se que há oposição entre imanência e transcendência porque esses dois conceitos encerram diferentes, e opostas, visões de mundo: o pri- meiro afirma que a realidade se encerra no plano físico, ao passo que o segundo considera que a realidade tem planos extrafísicos.

A transcendência é a capacidade e o desejo de romper limites, de ir além, superar e violar os interditos. O autor compreende a transcendência como um desejo e uma capacidade do ser humano para transcender a si mesmo, ou seja, de sair de seu estado atual para buscar algo novo.