O que significa Exu em iorubá?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Orixá sempre presente, na mitologia iorubá, Exu é o mensageiro, o princípio dinâmico de comunicação e interpretação.

Entre os povos locais, Exu era cultuado como um Orixá, ou seja, como divindade. “As religiões de origem africana são baseadas na ancestralidade, sendo que os próprios deuses são entendidos como ancestrais divinizados”. A deidade era considerada um ancestral distante, sendo que cada clã mantinha seu culto específico.

Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elebá ou Elebará, Bará ou Ibará, Alaqueto, Abô, Odará, Aquessã, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabô, Iangi, Baraqueto (guardião das porteiras), Lonã (guardião dos caminhos), Iná ( ...

Aluvaiá (de àlùwàlá), na mitologia bantu, é um inquice da comunicação e do corpo humano e guardião da comunidade. Equivale ao orixá Exu. Seu nome, genericamente, está ligado ao conjunto de procedimentos purificatórios, sendo este o sentido, no candomblé, do "despacho de Exu".

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Exu, em sua fonte mitológica, é criação de Olódùmarè, o deus criador dos Orixás na cultura africana. Exu é cultuado em diversas vertentes de matrizes africanas pelo mundo; foi demonizado por padres missionários portugueses, ainda em sua terra de origem, por suas representações fálicas.

Em evolução - Exu é reconhecido como um “espírito em evolução”. A entidade adquire um aspecto ambíguo, sendo capaz de atuar tanto para o “bem”, quanto para o “mal”. No entanto, à medida que “evolui”, passa a rejeitar as características maléficas.

Gato

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu.

Santo Antônio

A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Qual é o Exu mais poderoso do mundo? Os exus mais evoluídos são chamados de “ exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.

Ê Laroyê / Ina Mojubá / Adakê Exu: saudações ao orixá Exu* na cultura afro-brasileira, que é aquele que abre os caminhos, o Senhor das Encruzilhadas e também da Comunicação; significa "Salve o Mensageiro!"; saudação para Exu, o mensageiro, aquele media a comunicação entre os homens e os orixás; significa "Exu, meus ...

Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra utilizados de forma bem precisa, em seus trabalhos. Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás.

Significado de Anelava
O mesmo que: aspirava, ambicionava, ansiava, apetecia, cobiçava, desejava, queria.