O que significa Eosinofilos baixo?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Eosinopenia é a designação dada à baixa concentração de eosinófilos (valores inferiores a 50 por microlitro), uma indicação de que a imunidade do indivíduo está comprometida.

o tratamento inicial dessa forma rara de eosinofilia inclui o uso de corticosteróides orais, geralmente começando com prednisona em doses de 30-60mg por dia. Se isso não for eficaz, um agente quimioterápico é administrado.

Número baixo de eosinófilos
Entretanto, um número reduzido de eosinófilos geralmente não causa problemas, pois outras partes do sistema imunológico compensam adequadamente. Um número reduzido de eosinófilos geralmente é detectado por acaso quando se faz um hemograma completo por outros motivos.

Existe aumento de eosinófilos em infecções por helmintos e protozoários.

Na origem da palavra, cinofilia significa “amor pelos cães”.

É definida como contagem de eosinófilos no sangue periférico > 500/mcL (> 0,5 × 109/L). Causas e doenças associadas são várias, mas representam, com frequência, reação alérgica ou uma infecção parasitária. A eosinofilia pode ser reativa (secundária) ou a manifestação primária de uma doença hematológica.

Basopenia: o que é e suas causas? Basopenia é uma situação pouco comum, caracterizada pela diminuição/deficiência dos percentuais normais de basófilos no sangue. É identificado pelo hemograma, através da contagem diferencial automatizada e não costuma representar algum tipo de gravidade para a saúde.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Quando a contagem de neutrófilos cai para menos de 500 células por microlitro (neutropenia grave), o risco de infecções aumenta significativamente. As pessoas podem até mesmo desenvolver infecções por bactérias que normalmente habitam a boca e os intestinos inofensivamente.

Quando se preocupar com linfócitos baixos? Como há uma menor quantidade dessas células, o corpo não consegue se defender adequadamente. Então, a principal preocupação é que a pessoa tende a contrair mais infecções oportunistas – inclusive, ter infecções frequentemente é um sintoma de linfócitos baixos.

A IL-5 ativa os eosinófilos, que se ligam ao imunocomplexo e secretam grânulos com componentes enzimáticos2. Proteína básica principal (MBP) - principal componente dos grânulos eosinofílicos. É le-siva ao epitélio brônquico, relaciona-se com a fase tardia da reação alérgica e defesa contra helmintos.

Uma possível alteração no hemograma completo é a eosinofilia, que significa o aumento dos eosinófilos na corrente sanguínea. O nome pode parecer estranho, mas é uma condição relativamente comum e que tem várias causas por trás.

Basófilos. Os níveis normais de basófilos variam de 0 a 200/uL. Um nível superior a esse pode representar leucemia, mieloide crônica, catapora ou policitemia. Um nível inferior pode indicar infecções agudas, gravidez ou hipertireoidismo.

Tabela 1: medicações que podem causar eosinofilia

Beta-lactâmicosRanitidinaFenitoína
AINEAlopurinolHctz
SulfaAspirinaAnti-Retrovirais

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

O eosinófilo como célula circulante apresenta-se entre 1 a 5%, com variação no valor absoluto entre 50 a 500/mm3 no sangue periférico.

A Leucemia Eosinofílica Crônica (LEC) é um tipo específico de leucemia que atinge os eosinófilos. Eosinófilos são um tipo de glóbulo branco que faz parte do sistema imunológico. Estes têm um papel de imunidade protetora contra parasitas e alérgenos.

Os basófilos são os glóbulos brancos menos abundantes, encontrados principalmente na circulação, representando menos de 1% dos leucócitos no sangue. Eles são gerados a partir dos progenitores mielóides, a partir da linhagem dos granulócitos-monócitos na medula óssea e povoam a periferia como células totalmente maduras.