O que significa epitélio escamoso no exame preventivo?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A presença dos epitélios escamoso, glandular e metaplásico, ou seja, células metaplásicas no exame de Papanicolau, configura-se como indicativo de boa qualidade da coleta citológica, visto que as mesmas são as responsáveis pela quase totalidade da origem dos cânceres de colo de útero (LESSA et al.,2012).

Significa que : 1)Que não foi detectada nenhuma célula maligna ou seja que seu exame preventivo não detectou nenhum risco no atual momento para câncer de colo uterino. 2)Que sua microbiota vaginal está normal e que não foi detectado pelo método nenhuma bactéria , fungos ou vírus .

1. Que tem falta de ritmo. 2. Que tem ritmo irregular.

CAUSAS: AGENTES FÍSICOS ( trauma, coito), AGENTES QUÍMICOS (drogas, ácidos), AGENTES BIOLÓGICOS (Vírus, Bactérias, DST). escamosa. Considerada área de risco, que levam ao desenvolvimento do câncer do colo uterino.

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Resultado: Se o seu exame acusou: negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano.

O epitélio escamoso (pavimentoso) estratificado não queratinizado não descama. Ele reveste a cavidade oral, o esôfago, a laringe, a vagina, o canal anal e a camada externa da córnea. Epitélio cúbico estratificado - também funciona como uma camada de tecido protetora.

Qual é a conduta quando o resultado de exame preventivo indica somente inflamação? Citopatológicos de colo do útero com resultados Inflamação sem identificação do agente são considerados normais.

Qual a conduta para resultado de epitélio escamoso do citopatológico de colo uterino? As alterações celulares benignas (reativas ou reparativas) ou metalepsia escamosa imatura ou indicando reparação devem também seguir o rastreamento citológico rotineiro(5).

O colo uterino é recoberto por epitélios escamoso e colunar estratificados não-queratinizados. Esses dois tipos de epitélio encontram-se na junção escamocolunar.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

Tecido constituído por células justapostas em uma ou mais camadas e que reveste toda a pele e todas as mucosas. Primitivamente dava-se esta designação à epiderme do mamilo.

As opções de tratamento incluem radioterapia com ou sem quimioterapia para retardar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas da doença. Os esquemas de quimioterapia administrados utilizam um composto de platina (cisplatina ou carboplatina) associado a outro medicamento, como o paclitaxel, gemcitabina ou topotecano.

A cervicite é uma condição inflamatória do colo do útero. A inflamação pode ser infecciosa (causada por bactérias ou vírus) ou não infecciosa (causada por irritação física ou química, lesão do colo do útero ou alergias). As infecções sexualmente transmissíveis são a causa mais comum de cervicite.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Para realizar o exame, é necessário coletar uma pequena amostra de secreção do colo do útero e vagina no caso das mulheres. A amostra pode também ser coletada na secreção anal ou bucal quando se quer verificar se o vírus está nesses locais. Em homens coletar o exame nas secreções da glande, uretra ou pênis.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

O carcinoma de células escamosas pode surgir na pele normal, mas é mais provável que se manifeste na pele danificada. Esses danos incluem: Tumores de pele pré-cancerosos causados por exposição anterior ao sol (ceratoses actínicas. No entanto, a luz solar pode causar lesões...

O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.

Nos resultados, o Papanicolau identifica se há qualquer alteração nas células que sugiram uma lesão, e as classifica em: Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

1.1.1 Escamosas
O epitélio escamoso estratificado não queratinizado reveste originalmente a mucosa da ectocérvice e da vagina.