O que significa excesso de sono?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.

Para isso, basta parar a cada 30 minutos e fazer algum tipo de exercício para estimular a circulação sanguínea. Alguns bons exemplos são fazer alongamentos, como tocar com as mãos nos pés, ou até fazer algumas flexões. Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra.

E, para quem clicou neste texto para saber se a falta de vitamina D dá sono, a resposta oficial é que sim! Ao menos a sua deficiência está relacionada a problemas de sono.

Falta de descanso adequado
Sintomas: a falta de vitaminas do complexo B normalmente causa sintomas como irritação, cansaço, ansiedade, queda de cabelo, insônia e inflamações nas pele, olhos e boca. Porém, a falta de algumas vitaminas específicas pode gerar complicações mais graves à saúde. Atualizado em novembro 2022.

Em muitos casos, a sonolência diurna é uma consequência da privação do sono, efeito de medicações como anti-histamínicos ou relaxantes musculares, apneia do sono ou depressão, entre outros fatores. Neste caso, ela é classificada como secundária.

Alguns sintomas do excesso de sono incluem: Dormir mais do que 10 horas na maioria das noites. Cochilar várias vezes durante o dia, com frequência.

2- Alongamentos: exercícios que estimulam a circulação sanguínea, como o alongamento, são muito eficazes para render uma energia extra durante o dia. Alongue-se a cada 30 minutos. 3- Exercício de respiração: inspire fundo o ar pelo nariz, segure por 2 segundos e depois solte pela boca. Repita até 10 vezes.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  1. Palidez na parte inferior das pálpebras;
  2. Cansaço ou fadiga;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Falta de ar;
  5. Tonturas;
  6. Coração acelerado;
  7. Dor de cabeça;
  8. Dores musculares.

vitamina B9

Por isso, incluir alimentos com vitamina B9 ou iniciar uma suplementação alimentar pode ser interessante para diminuir o cansaço e o desânimo.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Dia a dia corrido, estresse, poucas horas dormidas, exercícios físicos intensos e por aí vai. Essas são algumas situações comuns que causam cansaço excessivo. De modo geral, a sensação desaparece depois de uma bela noite de sono ou alguns dias de pernas para o ar.