O que significa faixa dupla amarela?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Linha Dupla Contínua/Tracejada – Amarela: faixas de trânsito que separam vias de direção contrária. A diferença é que para os motoristas que conduzem na faixa contínua a ultrapassagem é proibida, enquanto para os que circulam na tracejada é permitido ultrapassar.

Marcas delimitadoras de estacionamento
A faixa é amarela e vai acompanhar o tipo de estacionamento definido para o transporte, se em uma faixa de trânsito, se uma faixa de estacionamento ou uma reentrância.

INFRAÇÃO: Estacionar em fila dupla é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e provoca remoção do veículo.

O que é uma faixa contínua
Tanto a faixa contínua dupla quanto a simples indicam que a ultrapassagem é proibida. Já a dupla contínua com parte seccionada indica que a ultrapassagem é permitida apenas no lado seccionado.

Branca (com permanência mínima de 01 ano) Amarela (para atletas até 15 anos) Laranja (para atletas até 15 anos)

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

Faixa amarela
A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.

A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores: AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.

Se a via é desprovida de acostamento, o condutor deverá aproximar seu veículo o máximo permitido à esquerda que, sendo a via de sentido duplo, esta aproximação deve ser junto à linha divisória ou eixo central da via ou, sendo de sentido único, aproximar-se da margem esquerda da via.

Antes de mudar de faixa, deve-se olhar para ver se isso é possível, se a distância dos demais carros permite que a manobra seja feita com segurança e, claro, sinalizar. No caso de São Paulo, por exemplo, mudar de faixa, poucas vezes é um direito de todos.

Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, a linha amarela contínua divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para acesso a imóvel lindeiro ...

Para recorrer da multa por ultrapassar em faixa contínua, alguns requisitos devem ser observados no auto de infração, como o preenchimento, o local, sinalização, campo observações, entre outras. É interessante usar o Google Maps, caso você não consiga se deslocar novamente até o local da suposta infração.

Quando o meio-fio está pintado de amarelo, isso significa que naquele ponto é proibido estacionar, já a cor branca permite o estacionamento naquele ponto. Estacionar ao lado do meio-fio amarelo pode gerar uma mula por estacionamento irregular, então sempre preste muita atenção na hora de estacionar.

No caso da faixa contínua, que pode ser simples, dupla e dupla com partes tracejadas, a intenção é sinalizar ao motorista os pontos onde a ultrapassagem é proibida.
...
O que é uma faixa contínua?

  1. curvas, aclives e declives;
  2. faixa de pedestres;
  3. pontes, viadutos e túneis;
  4. porteiras, cancelas e cruzamentos.