O que significa ficar com a boca seca durante a noite?

Perguntado por: grebelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

A sensação de boca seca pode ser provocada por diversos fatores, como desidratação, ronco, consumo excessivo de cigarro ou bebidas alcoólicas, má higiene bucal, hábito de respirar pela boca, entre outros.

Os problemas orais e os seus sintomas podem variar de paciente para paciente, mas há sempre um remédio eficaz para a boca seca. Tratamento de boca seca.
...
Dicas úteis para aliviar os sintomas da boca seca

  • Pasta de Dentes KIN Hidrat. ...
  • Gel hidratante oral KIN Hidrat. ...
  • Spray oral KIN Hidrat.

Um dos fatores mais comuns que ocasiona em acordar com a garganta ou mesmo a boca seca é simples: durante o sono, a respiração está ocorrendo pela boca, devido às obstruções nas vias respiratórias. Por isso, o primeiro passo é saber o que está causando a resistência respiratória.

A falta de saliva deve ser sempre avaliada, já que a saliva é essencial para a nossa saúde oral e a boca seca pode também afetar a pessoa durante o dia. Ter a boca seca também pode levar ao aumento dos níveis de placa bacteriana, mau hálitoe dificuldade em mastigar ou engolir, se o problema persistir.

Os sintomas de boca seca ou xerostomia, acontece quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente para manter a boca com a umidade ideal. A xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e também um efeito colateral de um medicamento utilizado no tratamento do diabetes.

Geralmente, a sensação de boca e garganta seca estão relacionadas à redução do fluxo salivar, condição que é conhecida pelo nome de xerostomia. Ficar com a boca e a garganta seca é bem desconfortável, tendo em vista que o problema traz desconforto para falar e comer.

Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo. A tensão diária causada pela ansiedade provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além do amolecimento e desgaste nos dentes.

Você sente uma sede insuportável assim que deita a cabeça no travesseiro à noite? Esta sensação exagerada de sede pode ser um indício de diabetes tipo 1 ou tipo 2, e vale a pena consultar seu médico para investigá-la.

Agora que sabemos que dormir de boca aberta faz mal e pode indicar algum tipo de problema, segue aqui algumas dicas para evitar dormir dessa forma:

  1. 1 – Dormir sem travesseiro ou com travesseiro baixo. ...
  2. 2 – Use um descongestionante nasal. ...
  3. 3 – Escudo bucal. ...
  4. 4 – Dilatador nasal. ...
  5. 5 – Cinta de queixo.

A “Boca seca” obviamente faz com que a pessoa sinta vontade de tomar muita água durante o dia. Mas, além dessa necessidade, também apresenta outros sinais como dificuldade para engolir, lábios secos e rachados, sensação de ardência ou dor na língua.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

O aparecimento de secura na boca, aftas e cáries são os sintomas mais comuns dos diabéticos, sem falar no comprometimento do sabor, cicatrização tardia e infecções por fungos (o sapinho, por exemplo). Para os diabéticos, as infecções na gengiva são as que causam mais incômodo.

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, que gera os sintomas clássicos como sensação de boca seca, aumento da vontade para urinar, vontade aumentada para beber água e, até, perda de peso sem causa aparente.

Consequências Adormecer com a boca aberta causa secura e irritação na boca e, principalmente, na garganta. Esse hábito também estimula a proliferação de bactérias e, consequentemente, causam mau hálito. Para se ter uma ideia, cerca de 63% das pessoas que respiram eminentemente pela boca sofrem com halitose.