O que significa fio de metal?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

FIOS METÁLICOS ou FIOS METALIZADOS são originalmente fios de origem mineral, feitos de ouro ou prata, e usados nas épocas mais remotas. Foram produzidos fios metálicos torcidos com algodão, seda ou viscose. Hoje, esses fios têm uma base de poliéster e combinação de produtos químicos.

O fio de cobre é um dos materiais mais populares nos projetos elétricos e no dia a dia dos profissionais da área. Ele está presente tanto nos cabos de energia, quanto em disjuntores, interruptores e tomadas, por exemplo. Isso porque é um condutor de eletricidade bem eficiente, além de oferecer grande resistência.

Fio sólido: esse fio é muito utilizado em chuveiros, tomadas e nas residências em geral. Feito de PVC, ele faz com que a eletricidade vá para outros materiais; Cabos flexíveis: esses, podem ser usados tanto nas residências quanto em grandes empresas, por exemplo.

O que diferencia cabos e fios elétricos
Nesse aspecto já temos uma diferença: o fio é feito por um único filamento, portanto, não pode ser dobrado. Por outro lado, o cabo é formado por muitos finos filamentos, garantindo mais flexibilidade ao material. Então: quantos mais fios dentro de um cabo, mais flexível ele será.

1. Prata. Com uma condutibilidade de 62,5 S* m/mm², a prata pode ser definida como a melhor opção de condutor elétrico natural dos dias atuais, graças à abundante quantidade de elétrons livres presentes em sua composição.

Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.

Para identificar o tipo de fio de cobre esmaltado é preciso verificar o código AWG (American Wire Gauge) que classifica a espessura do produto, do mais fino ao mais grosso, com número correspondente 44 (mais fino) a 0000 (mais grosso).

As cores da fiação elétrica para a instalação do chuveiro são as seguintes: fio azul-claro é o neutro; fio verde ou verde e amarelo é o terra; fio vermelho, preto ou marrom é o fase. Importante: isole os fios com a fita isolante. Os chuveiros 220 V possuem dois fios fase (da mesma cor) e um fio terra (verde).

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Tipos de cabos e seus usos

  • Fio sólido. Para começar a nossa lista, vamos falar sobre o fio sólido, o mais comum e geralmente utilizado em quadros elétricos, chuveiros, tomadas e, também, instalações elétricas industriais ou residenciais mais simples. ...
  • Cabo rígido e cabo flexível. ...
  • Cabos paralelos e cabos PP.

Flexibilidade do condutor: Muito maior em condutores flexíveis, tornando-os mais fáceis de instalar. Vida flexível: Mais tempo de vida em comparação com condutores rígidos. Condutores flexíveis podem suportar mais vibração e flexão antes de quebrar.

Fio sólido
Este tipo de fio geralmente é fabricado em cobre e o material utilizado para a isolação do fio é o PVC, Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil) que é um tipo de plástico. Podemos encontrar no mercado este cabo suportando a tensão elétrica de até 750V.

prata

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

O cobre e o alumínio são os metais mais utilizados como condutores elétricos.

Características do cobre
O cobre é um metal, encontra-se no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, possui brilho metálico e coloração avermelhada ou de cor castanha, isso devido a impurezas e óxidos. É um metal dúctil e maleável, reciclável, e que oxida quando em contato com água e/ou oxigênio.

O preço do quilo do cobre puro varia aproximadamente de R$25,00 a R$38,00, representando uma variação de 52%, dependendo das condições do mercado.

A Operação Cobre Sujo visa reprimir atos praticados por criminosos que são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa e furto de cabos de energia e transmissão.

O fio de primeira linha é aquele comercializado por marcas de fios elétricos que fabricam de acordo com as especificações técnicas, e os fios apresentam o correto diâmetro tanto de cobre condutor quanto de camada isolante.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

Podemos encontrá-lo em aplicações de baixa tensão, como instalações elétricas em residências, comércios e indústrias. Além disso, o cabo de alumínio é utilizado em sistemas de comunicação, como cabos de fibra ótica e cabos coaxiais.