O que significa lápis 2B?

Perguntado por: alancastre5 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

– 2B. É ideal para esboços devido aos traços escuros do grafite, que é macio.

As graduações de lápis
Dessa forma, os lápis B e 2B são usados para esboços, o 3B para criar texturas da pele, o 4B para desenhar pelos e cabelos, o 5B para sombras, e do 6B ao 9B para sombras mais escuras.

O Lápis Técnico Grafite 4B para uso profissional e artístico, adequado para desenhar e sombrear, feito em madeira, formato sextavado, altura de 17,5cm, largura 7,2cm, com código de barras individual.

As Minas Grafite 2.0mm 2B são resistentes e permitem uma escrita suave para sua lapiseira, possibilitando escrever e desenhar com maior conforto. Ideal para escritório e uso escolar.

Nos desenhos artísticos, como os retratos, normalmente utiliza-se lápis H ou HB para os primeiros traços, o 2B para dar definição ao desenho e o 6B para o acabamento.

Todos os grafites podem ser classificados pela sua dureza, do mais suave até o mais duro. Sendo o mais suave macio, que resulta o preto e, o mais duro o mais cinza. A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB.

As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm. Cada uma das espessuras mencionadas possuirá aplicações específicas.

Os lápis HB são usados para escrever. Assim existem diversos tipos de lápis de carvão, que podem ser ordenados numa escala, do tipo de lápis mais rígido para o mais macio. Nesta escala, quanto mais alto o número, mais acentuada a característica do lápis. Assim o lápis 9H é o mais rígido e o lápis 9B é o mais macio.

Graduações dos Lápis para Desenho
O lápis H possui mais argila na sua composição, tornando-o mais duro, fazendo com que solte menos grafite, deixando os traços mais claros e mais precisos.

No meio termo temos dois tipos: o HB para traços e o 2B para escrita e esboços rápidos.

O lápis para escrever ideal é o HB, que você também pode encontrar como “lápis nº 2”. A principal característica dele é a sua rigidez e a tonalidade mais escura, que ajuda a reforçar os traços e letras, mas não é muito difícil de ser apagado.

Indicado para uso técnico e artístico (escrita, desenho, esboço) em papel comum e de desenho, e outras superfícies.

A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB.

O lápis número 2 corresponde ao grafite HB.

O grafite 0.3 mm é o mais fino e é perfeito para dar precisão a áreas pequenas. Os grafites 0.5 mm e 0.7 mm são os mais comuns, e o 0.9 é um grafite mais espesso, perfeito para sombreados.

O grafite pode ser feito ainda de duas formas: - Spray art: onde o artista faz o uso do spray, fazendo palavras curtas e simples. - Stencil art: a obra é feita a partir de um cartão, que tem as formas recortadas.

As grafites são classificadas pela dureza/maciez e sua pigmentação. Existem 4 tipos: H, F, HB e B. As do tipo H são mais duras e acinzentadas, boas para desenho técnico, e o nível de dureza vai de 1 a 9. O tipo F é mais fino, mais pigmentado e menos duro do que os do tipo H.