O que significa liquidar ativos?

Perguntado por: lnogueiras5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

É chamado de liquidação uma das etapas da transação de ativos, segundo a qual o encerramento das operações se dá apenas após a transferência da posse (liquidação física) e transferência de valores entre vendedor e comprador (liquidação financeira).

A taxa de liquidação de ações é um valor percentual cobrado sobre o volume de uma operação de compra e venda de ativos financeiros na bolsa de valores. A cobrança dessa taxa é feita para custear a transação, e pode variar de acordo com o volume negociado.

O fechamento de um fundo pode ocorrer a qualquer momento e não há um período determinado para que ele fique fechado, podendo ser por meses ou até anos.

Há fundos que levam até dois meses para serem resgatados
Geralmente os fundos multimercados e de renda variável levam mais tempo para serem resgatados. Por isso, não é incomum ver fundos com prazo de resgate em D+30 ou D+60, por exemplo.

Quando cada serviço for executado o valor é liquidado, e quando o prestador de serviço receber o valor do serviço concluído este é considerado o valor pago.

Hoje, o prazo para processar a trocar de uma ação por dinheiro demora dois dias, o chamado D+2. Segundo reportagem do Estadão, a meta é reduzir para um único dia, o D+1 – como já deve acontecer nos Estados Unidos a partir de 2024.

As ordens de ações executadas em bolsa, seja de compra ou venda, são liquidadas em D+2. Assim, 2 dias úteis após o pregão em que as ordens foram executadas, o valor correspondente será debitado (no caso de compra) ou creditado (no caso de venda) em seu saldo de conta corrente.

O FGC garante certos tipos de depósitos feitos em instituições financeiras, reembolsando os depositantes em caso de quebra da instituição. Quem investe em renda fixa conhece bem essa proteção: o FGC é a garantia da caderneta de poupança, dos CDBs, das LCIs e LCAs.

Caso o investidor deseje comprar ou vender cotas de um fundo fechado, basta negociar no mercado secundário. Existem também os fundos de investimento abertos. Neste caso, é permitido o resgate de cotas, a entrada de novos investidores e o aumento da participação dos antigos cotistas do fundo.

Dessa forma, os fundos abertos são mais líquidos e oferecem maior flexibilidade aos investidores, permitindo que eles entrem ou saiam do fundo de acordo com suas necessidades. Um fundo fechado, por outro lado, tem um número fixo de cotas emitidas em seu lançamento inicial e não emite novas cotas posteriormente.

13,65%

Esse é um indicador usado como base também para os investimentos de renda fixa privada. Qual é a taxa CDI hoje? O valor da taxa CDI hoje é de 13,65% ao ano. O valor foi definido na última reunião do COPOM, no dia 21/06/23.

Através do site do Tribunal
Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Significa dizer que está sendo iniciada nesse momento uma nova fase processual, onde haverá a discussão pelas partes acerca dos valores efetivamente devidos, e ao final, a empresa ou instituição condenada vai ser obrigada a pagar aqueles direitos que a justiça reconheceu ao trabalhador.

Riscos. Em relação aos riscos, é necessário destacar que as chances de você ganhar em pouco tempo são iguais aos riscos de realizar prejuízos. Isso acontece porque o mercado é imprevisível e, caso ele se movimente no sentido contrário ao da sua posição, você pode perder dinheiro.

Day Trade, ou Day Trading, é um tipo de negociação que visa a obtenção de lucros a partir da oscilação de preço dos ativos ao longo de um mesmo dia. A expressão pode ser traduzida livremente para o português como “negociação do dia”.

Como mencionamos, quando você opera vendido significa que vendeu uma ação acreditando na queda do seu preço. Assim, na hora de encerrar sua operação, você comprará as mesmas ações a um preço mais baixo no mercado e ganhará com essa diferença de preços.

Segundo o especialista da Clear Corretora, o melhor horário para comprar e vender ações ocorre em dois momentos. Das 9h às 12h30, quando o trader consegue pegar todo o fluxo do que aconteceu na Europa e Ásia e na abertura das bolsas dos Estados Unidos. Já o segundo é perto do fechamento, das 15h às 17h.

Quando a ação alcança o preço almejado no momento da compra, portanto, é hora de vender ou de no mínimo reavaliar o investimento para entender se o ativo ainda guarda algum potencial de valorização - já que o preço-justo pode ter mudado desde a data do investimento inicial.

sexta-feira

Vários trabalhos acadêmicos atestam que a segunda-feira é o único dia a apresentar retornos médios negativos. Já a sexta-feira, é aquele que apresenta os melhores retornos positivos. Logo, o primeiro dia útil da semana seria o melhor dia para comprar ações e a sexta-feira seria o melhor para vender.