O que significa meio-fio pintado de branco?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

No Código de Trânsito Brasileiro não existe normas sobre pinturas de meio-fio na cor branca. Apenas pintam-se parte do passeio público nas esquinas ou nas áreas de estacionamento exclusivas ou proibidas, que são na cor amarela.

Na primeira imagem, observamos um veículo estacionado próximo a uma guia pintada de branco. É mais comum observar esta sinalização nas vias em que o movimento não é tão intenso. Nas ruas dos bairros também presenciamos este tipo de pintura. O condutor não corre risco de ser multado caso pare seu carro no local.

A regra parece bastante simples: é proibido “estacionar o veículo onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos”, segundo o artigo 181, inciso IX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Linha Simples Contínua – Branca: essa linha é usada para dividir duas ou mais faixas de rolamento de igual sentido e como se trata de uma faixa contínua, a ultrapassagem não é permitida em trechos que as contenham.

A faixa branca é a faixa inicial do Jiu-Jitsu e segundo a IBJJF quando o praticante tem até 15 anos a sequência de faixas é a branca, cinza e branca, cinza, cinza e preta, amarela e branca, amarela, amarela e preta, laranja e branca, laranja, laranja e preta, verde e branca, verde, verde e preta.

Complementar a limpeza urbana, o serviço de pintura de meio-fio é destinada a manutenção da pintura das guias, auxiliando assim na sinalização de transito, garantindo maior segurança para pedestre e veículos, trazendo visibilidade ás guias, além de destacar as condições de limpeza das ruas.

Meio-fio” é uma expressão composta de uma palavra que veio do Latim MEDIUS, “o que está no meio”, e FILUS, “corda, fibra, fio”. A expressão propriamente dita é portuguesa e se refere ao que está entre a rua e a calçada e tem as proporções de uma corda, ou seja, é longo e estreito.

Tinta de resina acrílica à base de água, para sinalização viária horizontal, recomendada para pintura de meio-fio. Por utilizar água como diluente, não agride o meio ambiente.

Infração só com placa
O diretor da secretaria de Trânsito esclarece que a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica a proibição de estacionar naquele local. Contudo, a proibição só vale se vier acompanhada de outro tipo de advertência, como uma placa.

BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

Quando houver uma placa nesta via que proíba que veículos estacionem ao longo de uma determinada via, o "meio-fio" na cor amarela servirá para mostrar a continuidade da proibição.

Marcas delimitadoras de estacionamento
A faixa é amarela e vai acompanhar o tipo de estacionamento definido para o transporte, se em uma faixa de trânsito, se uma faixa de estacionamento ou uma reentrância.

Nas categorias de faixa-branca é proibida a movimentação em que o atleta pula para colocar o adversário que está em pé na guarda fechada. Quando tal movimentação ocorrer, o árbitro reiniciará a luta com os dois atletas em pé.

Os faixas-brancas devem lutar dentro do que já sabem, tentando dar bastante giro, lutando sem amarração, vivenciando e aprendendo a dinâmica da luta, o tempo certo dos golpes e movimentações, a hora de explodir e a hora de concentrar energias para futuros giros.

Os faixas brancas adultos por sua inexperiência possuem algumas restrições especiais. Golpes que são exclusivamente proibidos aos faixas brancas mais que são permitidos á outras faixas são MÃO DE VACA, PULAR NA GUARDA, CHAVE DE RIM, LEG LOCK E AMERICANA DE PÉ, SINGLE LEG COM A CABEÇA PARA FORA.