O que significa muita mosca no banheiro?

Perguntado por: abarbosa8 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

De acordo com Flávia Montagner, bióloga da empresa de monitoramento de insetos Entomológica, a presença das mosquinhas de banheiro está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica que é deixada nos azulejos, rejuntes e ralo do box.

Os "vermes" pequenos encontrados no ralo e azulejos do chuveiro provavelmente não são vermes, mas larvas da mosca-de-banheiro. Essas larvas podem ser pretas ou marrons e, em uma inspeção mais minuciosa, pode-se notar que possuem a parte central clara e as bordas mais escuras.

Use plantas aromáticas
Existem algumas plantas que afastam as moscas devido ao aroma forte. Menta, manjericão e alecrim são algumas dessas plantas que podem ser utilizadas em uma horta vertical do ambiente, ou até mesmo em vasos.

Já o ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro é curto e geralmente não dura mais que quatro semanas, isso contando do ovo até o fim da fase adulta.

Uma infestação de moscas é caracterizada quando você encontra ovos do inseto em algum lugar, ou percebe o aumento da população delas em sua área. Em segundos esse inseto voador pode contaminar uma comida que se encontra exposta.

E por isto podemos ajuizar dos terríveis efeitos da praga das moscas (Êx 8.24). o profeta isaías diz (7.18) que a mosca se encontrará nos próprios lugares para onde os animais se afastam, no desejo de se verem livres da sua presença.

Dessa maneira, então, você consegue se livrar dos pernilongos, das moscas e muito mais. Contudo, o produto só funciona se for de boa qualidade e feito com resinas naturais. Com um odor cítrico, o incenso de citronela pode melhorar o cheiro do ambiente, o deixando mais agradável e revigorante.

Para polir os ralos, utilize um pano úmido embebido em saponáceo como Cif Cremoso, por exemplo, e esfregue principalmente as áreas mais engorduradas, como a parte interior. Em caso de entupimento, retire primeiro tudo o que estiver visível, como fios de cabelo, pedaços de sabão, etc.

Mas saiba, que ele ajuda no processo da escoação de água, o que impede o acúmulo dela e consequentemente futuros problemas de infiltração, por exemplo. Além disso, sem um lugar para a água escoar, você pode ter o seu banheiro cheio de água por causa disso.

Se você vir, por exemplo, larvas saindo da parede ou larvas caindo do forro, significa que no local há matéria orgânica servindo de alimento para os bichos. Apenas removendo essa matéria e higienizando o local você conseguirá evitar que novas larvas venham a surgir.

Larvas no banheiro
Para higienizar seu banheiro, você precisará jogar água fervente e água sanitária no encanamento, além de esfregar os azulejos com desinfetante, dando atenção especial à região do box, próxima ao chuveiro.

No entanto, o termo "verme" se aplica com mais precisão e de forma mais apropriada aos primeiros, por isso que podemos dizer que os vermes são animais invertebrados. E, assim, também podemos afirmar que as minhocas são animais invertebrados, já que não possuem esqueleto.

Para espantar moscas, Kayron propõe uma receita caseira feita com vinagre, água e cravo. Basta misturar os ingredientes em um recipiente e depois aplicar sobre bancadas, frutas expostas e a lixeira, o que ajuda a afastar moscas e outros insetos. Também é indicado borrifar álcool 70% nesses mesmos locais.

Recorra a repelentes caseiros. Se, mesmo tomando todos os cuidados anteriores, as moscas insistirem em aparecer, há soluções que podem afugentá-las. Acender uma vela de citronela ou espetar cravo no limão, por exemplo, são opções para ambientes pequenos e sem muita circulação de ar.

Outras plantas parecem ter efeito repelente nos insetos, como lavanda, eucaliptos e louro. 3. Outra alternativa natural é usar cravos espetados em limão e espalhar pela casa. As moscas parecem não gostar do cheiro do cravo.