O que significa o dragão para os chineses?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

"O dragão na cultura ocidental tem um status cultural baixo, mas na China é um símbolo cultural e espiritual que representa prosperidade e boa sorte", disse Jin à agência chinesa de notícias Xinhua.

Diz a lenda que no fim de seu reino, o primeiro imperador Qin Shi Huang se imortalizou em um dragão e que se assemelhava a seu emblema, e ascendeu aos céus. Desde que os chineses consideram Qin Shi Huang como seu antepassado, às vezes se denominam como “os descendentes do dragão”.

Hoje, os dragões são celebrados e reverenciados nas tradições budistas, taoístas e confucionistas como símbolos de força e iluminação. Dragões também aparecem nas religiões da Ásia Menor, mitos sumérios, sagas germânicas, crenças xintoístas e nas escrituras abraâmicas.

Significado da tatuagem de dragão
Na china, o dragão é muito cultuado pois é, de acordo com a mitologia local, um dos animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) na criação do mundo. Além de ser uma marca da cultura chinesa, o dragão representa a sabedoria, a energia, a força e a prosperidade.

Dragões podem facilmente dominar os seres humanos através da força física pura. Eles estão entre os mais fortes de monstros, capazes de quebrar os ossos casualmente, atirar um homem crescido como uma boneca, e facilmente levantar e carregar um homem adulto, por mais de sete quilômetros.

CHINA: O PAÍS

CHINA: O PAÍS DO DRAGÃO.

O dragão mais poderoso era o dragão real, que mandava em todos os outros, menos o dragão universal, que fazia com que o Universo nunca parasse.

É um simbolo usado para mostrar o que está oculto e tambem para proteção garantindo segurança para tudo o que está sob sua visão.

Ryu (ou Ryuu) significa “dragão japonês”, e remete a uma figura lendária muito apreciada na cultura nipônica.

tigre branco

O tigre branco está entre os quatro animais sagrados que dividem a esfera celeste, segundo os chineses. São eles: o tigre branco, a tartaruga negra, o dragão verde e a fênix.

A mitologia chinesa traz quatro poderosos animais como guardiões dos pontos cardeais terrestres: o Dragão Azul do Leste, o Pássaro Vermelho do Sul, o Tigre Branco do Oeste e a Tartaruga Negra do Norte.

Acredita-se que fósseis de antigos répteis, dinossauros e baleias descobertos por nossos antepassados tenham inspirado a maneira como, hoje, conhecemos os dragões, visto que foram até mesmo encontradas pinturas rupestres de seres que se assemelham a esses animais.

Bahamute

O Bahamute é conhecido na mitologia mesopotâmica como o rei dos dragões, onde que ele tinha tamanho e força imensuráveis foi considerado o Deus dos Dragões.

Na mitologia chinesa, os dragões são seres celestiais associados a água e a chuva, simbolizando poder, sabedoria e boa sorte. Já na cultura europeia, os dragões costumam ser representados como criaturas maléficas, frequentemente associados a histórias de cavaleiros e princesas em perigo.