O que significa o nome dos meses do ano?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Janeiro: Chamado assim em homenagem a Janus, o deus das portas e portes. Fevereiro: Deriva de Februalia, um período em que se faziam sacrifícios para ter os pecados perdoados. Março: Uma homenagem a Marte, o deus da guerra. Abril: Derivado do latim aperire, que significa abrir.

Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março.

Fevereiro é o segundo mês do ano pelo calendário gregoriano e pelo seu antecessor, o calendário juliano, e era o décimo-segundo e último mês no calendário luni-solar romano extinto em 46 a.C. (à época chamado de Februário).

Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.

Do latim “mensis augustus”, mês de agosto, dedicado ao Imperador César Augusto, o filho adotivo de Júlio César. Trata-se do oitavo mês do ano do calendário civil, constante do calendário juliano e do atual calendário gregoriano.

A grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C.. Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário. E o mais interessante: o ano começava no mês de março!

Do latim mensis(la).

O ano civil de 304 dias começava em março (Martius), em homenagem ao deus romano Marte. E continuava até dezembro, que era a época da colheita no clima temperado de Roma. Os romanos vinculavam cada ano à data de fundação da cidade. Assim, o ano moderno de 753 a.C. era considerado o primeiro ano na Roma antiga.

Apesar da existência de um deus chamado Februs, o nome fevereiro vem do latim Februarius que significa purificação e o seu nome teve origem no festival de expurgação dos romanos.

Setembro vem do latim “Septem”, que significa sete. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O sétimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus. Outra versão é que se relaciona com Afrodite, nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril".

O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

Os romanos
Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.

Essa data foi instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a entrar em vigor no ano seguinte. Essa comemoração foi criada para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos.

Julho é o sétimo mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e recebeu o nome em honra do imperador romano Júlio César, que nasceu neste mês.

Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março. Novembro foi o nono mês do calendário de Rômulo c. 750 a.C. Novembro manteve seu nome (do latim novem que significa "nove") quando janeiro e fevereiro foram adicionados ao calendário romano.

TAMUZ, (corresponde a junho/julho) – pós-exílio, considerado o primeiro mês negativo, o segundo é Av, e em Elul há o julgamento das ações.

A palavra meses é de origem latina e é cada um dos doze períodos de tempo, entre 28 e 31 dias, que divide o ano. A duração foi ajustada de modo que vão ser inseridos 30 meses de 31 dias, com a exceção de Fevereiro, que manteve o seu comprimento original de 28 dias por razões religiosas e é conhecido ano salto.