O que significa o símbolo 5 PP nas embalagens?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A.

O polipropileno é um tipo de plástico conhecido por ser um material resistente e rígido. É distinguível pela forma como brilha.

Como saber se a embalagem plástica contém BPA, ftalatos ou estireno? Se na embalagem plástica, na parte em que é possível encontrar aquele símbolo de reciclagem, houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A, ftalatos ou estireno. Portanto, observe atentamente antes de comprar ou utilizar estas embalagens.

PVC (Policloreto de vinila) – pode liberar compostos tóxicos, como dioxinas e ftalatos, durante a produção, uso e descarte. Policarbonato – contém bisfenol A (BPA), que pode se propagar durante o aquecimento do plástico. Poliestireno – pode liberar estireno, um produto químico considerado tóxico e cancerígeno.

Quase no final da lista dos tipos de plástico temos o Poliestireno, o pior dos plásticos a nível de saúde, contaminação das águas e poluição direta. Este material leve, capaz de isolamento térmico, de muito baixo custo tanto em produção como revenda, flexível, e a moldável sob a ação do calor.

PP (Polipropileno):

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Número 5: PP
O plástico PP (Propileno) apresenta boa resistência térmica, química, à solvente e à quebra. Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre outros. Após ser reciclado, pode virar caixas, cabos para bateria de carro e mais uma variedade de produtos.

Para isso, é necessário que a embalagem plástica seja produzida com resinas como polipropileno ou polietileno de alta densidade (PEAD). Esses materiais utilizados na fabricação dos sacos plásticos indústria alimentícia não possuem toxinas, assim, não oferecem riscos de contaminar os produtos embalados.

Os três tipos de PP mais populares são:

  • PP Copolímero. Possui excelente resistência mecânica a baixas temperaturas e é mais flexível e resistente do que o PP Homopolímero, porém com resistência química inferior. ...
  • PP Homopolímero. Resistente a altas temperaturas. ...
  • PP Random. Copolímero Aleatório. ...
  • PP com talco. ...
  • PP com fibra.

Entretanto, os plásticos com numeração 3, 6 e 7 não são indicados para o uso. Tendo em vista que, em sua composição não são produtos atóxicos como o 5 PP, por isso mesmo, acabam liberando substâncias prejudiciais para a saúde quando aquecidos.

Para conhecer quais são as embalagens mais eficientes e seguras para congelamento, a característica mais importante é os materiais com os quais elas são produzidas. Entre os diversos materiais que podem ser congelados, destacamos dois tipos de plástico: o polietileno e o polipropileno.

Os sete símbolos de reciclagem de plástico

  • Número 2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade. ...
  • Número 3 – PVC – Policloreto de Vinila. ...
  • Número 4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade. ...
  • Número 5 – PP – Polipropileno. ...
  • Número 6 – PS – Poliestireno. ...
  • Número 7 – Outros.

Também, pelo gasto de energia na produção e distribuição, pela contaminação do solo com resíduos, entre outros. No organismo humano, as substâncias causam diversos danos à saúde, como intoxicações, doenças respiratórias e cardíacas, prejuízos aos sistemas nervoso e endócrino e, até mesmo, tumores cancerígenos.

Os copos de plástico de 50 ml são tipos que oferecem mais versatilidade no uso. O tamanho é ideal para servir desde doses de bebidas alcoólicas em bares e eventos até bebidas quentes, como café e chá, em escritórios e clínicas.