O que significa o símbolo da concha?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A concha é um elemento marítimo que representa a fecundidade, o prazer, a prosperidade e a sorte. Para os Astecas, a concha simboliza o Deus da lua, a fecundidade, o nascimento e a criação, já para os maias, a concha é uma representação do mundo dos mortos e das divindades lunares.

As conchinhas são nada menos do que carapaças protetoras dos moluscos marinhos, bichinhos pequenos de corpo mole, que moram dentro da conchinhas quando ainda estão fechadas.

As Conchas do Mar proporcionam alívio de estresse e oferece um escudo protetor. Como a água, os reservatórios são um símbolo de boa comunicação, atraí energias positivas e relacionamentos saudáveis, riqueza e prosperidade.

1. ZOOLOGIA cobertura rígida, geralmente de natureza calcária, que protege o corpo de certos animais (moluscos, braquiópodes, etc.)

Concha branca
Representa o som melodioso do dharma que alcança distâncias longínquas e que é ouvido pelos praticantes do budismo de bom coração. Representa o "chamado" que motiva as pessoas a fazerem o bem para todos os seres.

As pérolas também tem significados e simbolismos importantes. Representam feminilidade, criatividade e pureza. Além disso, possuem propriedades de cura e purificação. Afinal de contas, são produzidas para barrar um processo de inflamação das ostras.

A tornozeleira de concha ou búzios tem se popularizado bastante também entre as it girls. Essa tornozeleira tem a cara do verão e assim como as chokers de búzios elas tem tudo a ver com os looks praia! Além disso, as semijoias de conchinha, embora sejam incorporadas no mundo da moda, são acessórios de proteção.

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

Nomeado como Solaropsis caperata, o caracol foi caracterizado pela aparência enrugada da concha, que apresenta uma coloração e formatos diferentes dos tradicionais vistos em espécies já identificadas pela ciência.

Muito bela e muito rara, a porcelana-dourada (Cypraea aurantium) é uma das conchas mais desejadas pelos coleccionadores. O seu habitat localiza-se no lado de fora dos recifes do Sudoeste do Pacífico, desde as Filipinas às Ilhas Salomão e Fidji.

As conchas dos moluscos são feitas de um composto chamado carbonato de cálcio. Para formá-las, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm esse elemento, que endurecem e formam as camadas da concha. Conforme o animal cresce, a concha também aumenta de tamanho, para que seu corpo caiba nela.

Na praia, os compostos orgânicos que mantinham os cristais minerais unidos começam a se decompor e as conchas entram em processo de desmineralização, fazendo com que o carbonato de cálcio seja absorvido pelo ecossistema.

As conchas constituem uma maravilhosa fonte de energia calmante, retirando a tensão e o estresse do corpo. Ela contém em si a energia poderosa porém sutil da água dos oceanos que banham nossa Mãe Terra e podem ajudar a recriar a harmonia em nossas mentes e corpos.

As conchas que aparecem vazias na areia da praia, antes abrigaram seres vivos como moluscos e animais de corpo mole, servindo como carapaças protetoras ou esqueletos externos para eles. Mesmo vazias, elas ainda continuam desenvolvendo um papel importante para o equilíbrio do ambiente no qual se encontram.

A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Concha encontrada no fundo do mar tinha entre 405 e 410 anos de idade. Uma concha encontrada no fundo do Atlântico norte, perto da costa da Islândia, é, provavelmente, a criatura viva mais velha já encontrada, segundo cientistas da Universidade de Bangor, no País de Gales.

Significado do concha
Na Argentina e em mais países da América é uma maneira vulgar de nomear a "vulva", para alguma associação com a forma do folheto de moluscos.

O Símbolo do Karma ou Nó do Infinito é uma figura composta por linhas retas e entrelaçadas, as quais não possuem nem começo e nem fim. Faz parte dos oito símbolos auspiciosos do budismo, principalmente o tibetano, simbolizando a infinita sabedoria e compaixão de Buda, além de ter conexão...