O que significa o símbolo da Porsche?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O emblema da Porsche é uma combinação de dois brasões, o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Estugarda, sede da empresa. As riscas pretas e vermelhas são referência à região alemã e o cavalo preto empinado é símbolo da cidade de Stuttgart, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.

Dois bons exemplos de representações de animais no logótipo são a Ferrari e a Porsche. Marcas distintas (uma é alemã, a outra é italiana) e inclusivamente rivais, mas que no entanto recorreram à mesma representação: um cavalo rampante.

A Porsche é outro marca com um cavalo empinado, como a Ferrari. O significado é um tributo à região da Alemanha onde a marca surgiu. Já as cores são as que representam a região de Württenberg: É isso.

Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen controla as marcas Porsche, Lamborghini, Seat, Skoda, Audi, Bugatti e Bentley.

O Cavallino Rampante, ou simplesmente cavalo empinado, em português, representa a Ferrari desde os primórdios. Inicialmente, ele foi utilizado por Francesco Barraca, um piloto da força aérea italiana. Admirador de equinos, ele foi um dos áses da Primeira Guerra, com grandes atuações em batalhas.

O principal símbolo da marca, o “Cavallino Rampante” remete poder e força. Pode simbolizar também a ideia de velocidade, se destacando por ser dominante entre as marcas de automóveis. As cores possuem muito significado. A cor preta do cavalo, figura central do logo, simboliza poder.

Segundo conta a história, Barraca pertencia a uma família rica que possuía um elevado número de cavalos. Em 1923, Enzo Ferrari se encontrou com a mãe do piloto, onde pediu que o símbolo fosse passado para sua marca, com o argumento que o cavalo rampante traria sorte.

Tendo isto em conta, Enzo Ferrari seguiu o seu conselho e acabou por adicionar um fundo amarelo ao cavalo, como referência à sua cidade natal, Modena. No topo do emblema, são exibidas as cores da bandeira de Itália e as letras S e F (dispostas em baixo) que significam “Scuderia Ferrari” ou Equipa Ferrari.

Audi As argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer, as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union - seu nome até 1965, quando passou a se chamar Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim.

O ícone do Mustang, nome originário dos cavalos selvagens que habitavam os Estados Unidos, fica em posição de destaque na dianteira de ambos os modelos. Porém, ao contrário do cupê 1967, o Mach 1 não faz qualquer tipo de menção à Ford: não há um emblema sequer.

A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores). O novo logotipo mantém o padrão azul e branco quadriculado no centro. As cores azul e branco representam o estado alemão da Baviera.

A marca alemã Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche. Ferdinand Porsche já era conhecido antes de fundar a Porsche, ele havia trabalhado para outras marcas. Havia também lançado em 1900 o primeiro automóvel híbrido.

Mustang. De onde vem o nome? É chamado de "pony car" e o seu símbolo é um cavalo a correr.

Dentre seus representantes de vendas brasileiros, está Ricardo Portes, mais conhecido como “O Pai dos Porsches”.

A grande novidade do levantamento é a Tesla, que lidera o valor de mercado entre as companhias da indústria automotiva e está no top 10 do ranking geral, ocupando a 9ª posição.

O esportivo mais icônico e tradicional da Porsche teve 852 unidades emplacadas no Brasil. O Porsche Macan vem na segunda posição, com 821 unidades. Só depois é que aparecem Cayenne (578 carros), o elétrico Taycan (385 unidades) e os 718 Boxster e Cayman que somaram 325 emplacamentos.

Ferruccio Lamborghini, criador da marca, além de nascer sob o signo de touro,era descendente de toureiro e um fã incondicional da modalidade, daí a razão pela qual quase todos os modelos Lamborghini receberem nome de touros (Gallardo, Diablo, Reventón, Murciélago...) e o logotipo da marca ser o animal estilizado.

Dodge. O escultor Avard Fairbanks é dono do projeto e. da ideia do carneiro, que ele escolheu em 1932, por. representar o equilíbrio entre segurança, força e.

O atual logo da companhia, que a McLaren chama de speedmark. É um pequeno arco vermelho no canto superior direito do seu nome, ao lado da letra “n”. Parece um símbolo da Nike de cabeça para baixo.

Lamborghini. A Lamborghini é famosa pelo seu logotipo com o touro dourado. O emblema da marca italiana de carros esportivos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às famigeradas touradas, das quais era fã. Até hoje os carros da marca recebem nomes de touros famosos.

Além de ser do signo de touro, o fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, sempre foi apaixonado pelas tradicionais touradas espanholas. Portanto, as paixões pessoais do fundador foram os motivadores do famoso logo da montadora.