O que significa o termo alifático?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

[ Química ] Diz-se de ou composto orgânico de cadeia aberta, cujos átomos não formam anel quando se unem.

Existem três grupos principais de compostos orgânicos: os alifáticos ou de cadeia aberta, os aromáticos, que são formados por anéis contendo seis carbonos com ligações simples e duplas alternadamente, e os heterocíclicos, quando estes anéis contêm outros elementos que não o carbono.

Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança.

Significado de Ambi
prefixo Os dois; este e aquele; pelos dois ou vários lados: é ambidestro e utiliza ambas as mãos. Etimologia (origem da palavra ambi). Do latim culto ambi-.

Do latim sublimis, “que se eleva”. Sublime é um termo que se refere àquilo cujos méritos transcendem o normal, é o encantador, o admirável.

Cadeia fechada ou acíclica: ocorre fechamento da cadeia na forma de ciclo, núcleo ou anel. Cadeia alifática: é, muitas vezes, confundida com cadeia aberta, porém, cadeia alifática quer dizer cadeia não aromática, isto é, pode ser cadeia aberta, fechada ou mista, desde que não contenha aromaticidade.

Exemplos de hidrocarbonetos na prática
Alifáticos: metano, propano, butano, hexano, gasolina.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.

Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

As cadeias carbônicas podem possuir, basicamente, quatro classificações: serão normais ou ramificadas, abertas ou fechadas, saturadas ou insaturadas, homogêneas ou heterogêneas. Outras classificações também são possíveis, embora nem sempre aplicáveis, como o caso da classificação em aromáticas ou alifáticas.

Significado: Variação do nome inglês Lauren, que vem do latim Laurentius. Quer dizer “natural de Laurento”, antiga cidade italiana. A origem provavelmente é o latim laurus (loureiro ou “coroa de louros”).

Davi tem origem no hebraico Dawid, Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto". A Bíblia descreve Davi como “um homem segundo o coração de Deus”.

Significado: Variação de Elisabete (“Deus dá”, “consagrada a Deus” ou ainda “Deus é abundância”, em hebraico).

Pois é, em português usamos o prefixo -des, em inglês foi escrito com -un. O adjetivo em questão era comfortable (confortável), após o prefixo '-un' que significa 'não' ele (adjetivo) se tornou uncomfortable (desconfortável).

Os Prefixos Latinos são uma das partes que compõem as palavras da Língua Portuguesa originárias do Latim. As partes que compõem as palavras da nossa língua são chamadas de Morfemas, os quais podem ser classificados como Lexical ou Gramatical.

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.