O que significa o termo Apriori?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A priori é uma locução adverbial da língua latina, que não se encontra no dicionário da língua portuguesa, mas é muito usada para indicar “aquilo que vem antes de”. Ex.: Sobre a vitória nas eleições, a priori, não é possível tirar conclusões.

A partir de elementos anteriores: 1 à partida, por dedução, por suposição, por pressuposição.

Raciocínio que utiliza o método exatamente contrário ao do argumento a posteriori. É o argumento dedutivo, que parte do geral para o particular, da causa para o efeito. Não se funda nos fatos ou em dados concretos, mas na razão e na regra abstrata.

As formas a priori do entendimento são divididas em categorias que ficam a cargo de pensar os fenômenos. Existem doze tipos de formas a priori do entendimento e são organizadas em quatro categorias: quantidade, qualidade, relação e modalidade.

Os conhecimentos que o ser humano possui provém da experiência, no entanto há um conhecimento que independe dessa experiência e também independe das impressões dos sentidos, a esse denomina-se “a priori”, sendo esse conhecimento algo contrário ao que é conhecido como “a posteriori” o qual é um conhecimento empírico ( ...

Conectivos de prioridade e relevância
CONECTIVOS: Em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori, precipuamente.

A posteriori significa depois da experiência, com apoio nos fatos. A priori é o contrário de a posteriori. Quer dizer antes da experiência, sem apoio nos fatos.

Conhecimento “a priori” é, por definição, aquele que não é conhecimento “a posteriori”. É dizer: é aquele cuja verdade ou falsidade não pode ser suficientemente fundada na experiência.

O filósofo do século XIII Tomás de Aquino, na Summa Theologica, escreveu: "A demonstração pode ser feita de duas maneiras: uma é através da causa, é chamada de "a priori", é argumentar apenas sobre o que está antes.

O a priori, é interessante dizer, não está acima de qualquer historicidade: ele se define a partir das regras que caracterizam uma prática discursiva. Ele, portanto, é também um conjunto transformável, assim como qualquer formação discursiva.

2 preterição, postergação, postergamento, rejeição, desprezo.

Pelas razões que vêm depois; pelas consequências do efeito à causa.

Kant (1781/1980) sofistica a rigor toda essa noção diferenciando os conhecimentos a priori puros, pois, além de não dependerem de qualquer experiência, são desprovidos de qualquer elemento empírico. Assim, a priori é a forma do conhecimento e a posteriori é o conteúdo (Monique, 2003).

Pois há raciocínios que nos apontam verdades sem a necessidade da experiência, como por exemplo, a matemática.