O que significa o termo desnaturalizar?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

verbo transitivo direto Alterar, estragar ou modificar a natureza de; desnaturar: alguns comportamentos desnaturalizam certas culturas. verbo transitivo direto e pronominal Retirar a nacionalidade de; destituir os direitos conseguidos pela nacionalização; desnaturalizar-se.

Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões.

Desnaturalização é quando um individuo não é mais natural de um determinado país mediante a Lei. Exemplo: Ele vai passar por um processo de desnaturalização e se naturalizar Brasileiro.

Desnaturalizar significa, então: reconhecer as mediações sociais e históricas presentes na constituição dos sujeitos e da realidade social; apontar as contradições que marcam as relações sociais e seus aspectos ideológicos; e reconhecer o processo de constituição mútua na relação indivíduo e sociedade." (Gonçalves, ...

Desnaturalizar não deve ser reduzido à demonstração de que há um “inconsciente natural” e uma produção social – o que é verdade – mas, sobretudo, demonstrar de quais maneiras as estruturas sociais materiais e simbólicas de ontem e hoje reforçam o estado das coisas e como o “sempre foi assim” o legitima.

Resposta: Desconstruir a noção sobre determinado assunto afim de entender o que foi proposto.

Significa que uma nacionalidade perdeu os seus custumes, perdeu a cultura. E como por exemplo se algo natural de um país ou estado, alguma festa típica, deixasse de ser comum. Uma camisa típica, deixasse de não ser mais o prato principal daquele lugar.

A desnaturalização é fundamental para problematizarmos fenômenos considerados triviais do nosso cotidiano; Não se pensa com um olhar crítico quando estamos imersos no senso comum. A propósito, o olhar que se afasta do conhecimento do senso comum é o olhar do estranhamento.

No sentido aqui empregado, naturalizar significa atribuir qualidades essenciais ao que na verdade é fruto de atividades humanas, enquanto que desnaturalizar significa explicitar a artificialidade de construções sociais concebidas como naturais.

A naturalização é o processo pelo qual uma pessoa solicita a aquisição da nacionalidade secundária.

A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Em relação a desnaturalização, estranhar implica em não achar normal, natural, os milhares de absurdos que disparam a cada dia. Na veridicidade, os fatos advêm das decisões, das implicações e da intervenção humana no mundo, que por serem recorrentes, parecem ser naturais, mas não o são.

Resposta verificada por especialistas
A naturalização é o fato de que algumas ideologias e ações sociais irem sendo consideradas comuns no dia a dia, por exemplo: a utilização de máscaras antes da pandemia era algo estranho, hoje em dia faz parte da sociedade.

Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos dizem" e etc. Imediatista: se caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa.

O termo desnaturalizar tem a ver com a quebra da ideia de se analisar e se enxergar a dinâmica social sob apenas um ponto de vista fixo, constante. Na realidade, a desnaturalização busca provar que a vida social é dinâmica, pouco previsível e que passa por constantes processos de mudanças.

Blog

  1. 6 dicas de como combater a desigualdade na prática. ...
  2. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  3. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  4. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  5. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  6. Compartilhar informações fidedignas. ...
  7. Contribuir com o acesso à educação.

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

Desnaturalizar a instituição escolar significa saber que ela foi pensada e construída por pessoas como professores, religiosos ou governantes que tinham interesses e necessidades próprias daquele momento histórico.