O que significa o termo Gongorismo?
Corrente poética que imitava o espanhol Luís de Gongora e que existiu nos séculos XVII e XVIII.
O que é o cultismo no barroco?
Cultismo Significa “jogo de palavras”. Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos, linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual. É comum o uso de diversas figuras de linguagem.
O que é o cultismo E o conceptismo no barroco?
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco. Mas enquanto o primeiro prestigiava a forma textual, o segundo valorizava o conteúdo.
O que o barroco defende?
O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
Qual o outro nome dado ao barroco?
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
Em quais aspectos o cultismo Gongorismo E o conceptismo Quevedismo se diferenciam?
Hipérbole: exagero; Sinestesia: apelo sensorial; Cultismo ou gongorismo: jogo de palavras (sinônimos, antônimos, homônimos, trocadilhos, figuras de linguagem, hipérbatos); Conceptismo ou quevedismo: jogo de ideias (comparações e argumentação engenhosa);
Porque o nome Boca do Inferno?
Com sua “lira maldizente”, Gregório viveu uma vida tão tumultuada que foi descrita como “espantosa” por um de seus biógrafos. Seus versos o levaram a ter muitos inimigos importantes. O Boca do Inferno desafiava, inclusive, seus leitores. Ainda em Aos Vícios, ele critica os que calam, duvidando de suas boas intenções.
Quais as 4 principais características do Barroco?
As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
Quais são as principais características do Barroco no Brasil?
Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.
Quais as duas correntes barrocas?
Há duas correntes no Barroco: Cultismo e o Conceptismo .
Quais são as duas vertentes do Barroco?
Há duas vertentes no barroco: o cultismo e o conceptismo.
O que o barroco trouxe para o Brasil?
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Quem foi o criador do barroco?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Quem foi o principal nome do barroco brasileiro?
Gregório de Matos
No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Qual é o maior representante do barroco no Brasil?
Antônio Francisco Lisboa
Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.
Qual a visão do homem Barroco?
O homem barroco estava preso a dilemas e contradições e se questionava permanentemente sobre os conflitos entre a razão e a fé. Este também vivia uma existência de dualidade, dividido por questões relacionadas com o corpo e a alma.
O que Gregório de Matos criticava?
Gregório escreveu poemas líricos, sacros, todavia, ficou famoso com seus poemas satíricos. Neles, o autor criticava, sem medo, a corrupção política dos governadores da Bahia e a corrupção moral do clero.
O que é uma pessoa Cultista?
Significado de Cultista
substantivo masculino e feminino Partidário do que é culto, civilizado.
Quais são as principais características da obra de Gregório de Matos?
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.