O que significa o termo Unimultipolaridade?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Por último, há o terceiro conceito: a “unimultipolaridade”, que reconhece a supremacia militar e política norte-americana e os múltiplos centros de poder econômico.

Neste sentido, entendemos por unipolar um sistema internacional no qual existe uma concentração de riqueza e poder numa potência que não tende a ser contestado por uma coalizão de todas as outras potencias relevantes.

A principal característica da Nova Ordem Mundial é multipolaridade, ou seja, a existência de vários polos de poder no globo. As nações do mundo apresentaram certo desenvolvimento ao longo das últimas décadas e, principalmente, aumentaram de forma significativa o seu grau de integração.

Ordens mundiais: monopolar, bipolar e multipolar - Cola da Web.

O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar.

A multipolaridade, isto é, o aparecimento de novos polos econômicos, nada mudou na distribuição da riqueza do mundo. Os países ricos continuam ricos. E os pobres (ex Terceiro Mundo) continuam pobres. Sem inimigo a ser vencido, a corrida armamentista perdeu força.

Multipolarização – vários centros de poder, dentre os quais se destacam três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: Estados Unidos da América, Japão e Alemanha, esta última integrante da União Europeia.

Em resumo, podemos dizer que o Brasil, no contexto da Nova Ordem Mundial, integra a perspectiva dos países periféricos em busca de melhores condições para a promoção do desenvolvimento e para fazer frente às nações do Norte.

O MUNDO MULTIPOLAR
Assim, os países da União Europeia (principalmente Alemanha, França e Inglaterra), o Japão e, mais tarde, a China passaram a dividir com os norte-americanos o protagonismo geopolítico. Surgiu, assim, o mundo multipolar.

A Multipolaridade é uma nova organização da Geopolítica Mundial que ocorreu após o fim da Guerra Fria substituindo a organização de mundo Bipolar, em meados de 1991, com a dissolução da União Soviética.

Resposta verificada por especialistas
A Ordem Mundial Unipolar é aquela que se forma com o fim da Guerra Fria, onde há apenas uma superpotência econômica e militar que é o "centro" da política internacional. Neste modelo a economia global tende a se formar tomando por base a orientação do país que é a superpotência.

A ordem estabelecida foi a bipolar. (Bi) significa “dois pólos”. O mundo ficou dividido entre duas potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética. Portanto, muitos dos conflitos e das questões econômicas e políticas da época tinham relação com a disputa entre essas duas potências.

Trata-se do reordenamento da geopolítica mundial que teve início com a queda do Muro de Berlim na Alemanha, em 1989, e se consolidou com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, quando a bipolaridade deu lugar à multipolaridade.

O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que culminou em 1991, na desintegração desta. Esse fato estabeleceu o fim da Guerra Fria, e, consequentemente, da ordem mundial bipolar.

O Mundo Bipolar se estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial (1945), onde grande parte dos países europeus envolvidos no conflito, em especial a Alemanha, Itália, Áustria, Reino Unido e França, encontravam-se extremamente abalados devido à destruição de indústrias, propriedades agrícolas, pontes, rodovias, ferrovias, ...

Os argumentos justificam chamar a atual ordem mundial de monopolar ou unipolar são os Estados Unidos emergindo como grande potência militar e nova ordem multipolar é justificada pela ascensão de diversas áreas de grande influência econômica em várias partes do mundo.

Apesar de a economia globalizada ser definida como multipolar, os principais dados referentes ao desempenho econômico internacional demonstram que existem três grandes polos que lideram a economia do mundo: o bloco americano, o asiático e o europeu, que controlam mais de 80% dos investimentos mundiais.

Atualmente, os polos mundiais de poder, tanto no contexto econômico, político e militar, são os Estados Unidos, a União Europeia e a China.