O que significa Ori Oriô povo cigano?

Perguntado por: oramos5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Uma delas é Ori Oriô, que não tem uma tradução exata para o português, mas é interpretada como uma saudação de respeito à entidade cigana que está em terra. Essa expressão faz parte de vários pontos de Umbanda.

saudação, na língua cigana.

Os ciganos têm medo de tudo que está do outro lado. Não gostamos de nada que venha do diabo”, declarou Nettie. Como forma de fortalecer o vínculo na família, o costume cigano é que as mães honrem suas irmãs dando às filhas o nome delas.

Santo Antônio

A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Quando uma pessoa é iniciada no candomblé (ritual equivalente ao batismo cristão), um orixá escolhe-a por afinidade e torna-se o seu guia, processo que é denominado feitura de santo. Cada pessoa passa a ter, a partir de então, o seu “orixá de cabeça”, aquele que acompanha e protege o fiel.

Lachin ugin, 'Boa sorte!';

Os ciganos estão longe de constituir um povo único e homogêneo, e são divididos em várias etnias. Também são conhecidos como “romi” e ao longo da história Ocidental foram marginalizados por conta do seu modo de vida, considerado incompatível com a sociedade europeia.

Rokia- Saia (roupa). Rom- Cigano; homem.

Talvez a falta de oportunidades de emprego tenha sido a causa do seu destino artístico. Eram enxotados e então se mudavam, levando novidades dos lugares de onde vinham.

Além disto, qualquer cidadão podia prender ciganos e entregá-los na cadeia mais próxima, podendo a pessoa tomar-lhes todos os bens, ouro, roupas ou cavalos.

Basta que você some os números correspondentes ao dia, mês e ano do seu nascimento. O seu número deve variar entre 1 a 16, caso seja maior do que 16, some os algarismos, como aconteceu ao 25 acima.

Ainda hoje, várias histórias fantasiosas e inverdades sugerem que os ciganos sejam pessoas de pouca confiança e que sempre estejam envolvidos com algum tipo de ilicitude. Para alguns historiadores, essa visão negativa do povo cigano se assenta nos valores medievais.

"Parece que ciganos e ciganas somente nasceram no mundo para ser ladrões. Nascem de pais ladrões, criam-se com ladrões, estudam para ladrões e finalmente saem para ser ladrões comuns. A vontade de roubar e o roubar aparecem neles como acidentes inseparáveis que não se acabam até o momento da morte".

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.