O que significa os dois alicerces?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ao descrever os dois construtores, Jesus deixa claro a importância do fundamento de nossas vidas. A tempestade vem para ambos, a diferença está no alicerce.

A parábola dos dois fundamentos é ministrada por Jesus, em uma ocasião em que as pessoas lhe reverenciavam com os lábios, mas não lhe reverenciavam com sua obediência. Ela é parte do Sermão da Planície ou Sermão da Montanha. Seu valor espiritual e prático é profundo e abrangente.

O significado desta parábola é bastante óbvio: Um alicerce adequado é necessário. Com uma casa literal, é imprudente construir sobre a areia, porque a fundação será instável e a casa acabará por sofrer grandes danos. Construir este tipo de casa é um desperdício de tempo e recursos, porque eventualmente ela cairá.

A fundação (ou alicerce) serve basicamente para apoiar a casa no terreno. Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação — como o peso do prédio e as condições climáticas que incidem nele — e repassá-las ao solo com segurança.

Para construir uma casa é fundamental o alicerce, pois, é nele que toda a construção se sustenta. E, além do alicerce, é importantíssimo que todo o projeto seja bem executado, claro, é preciso ter atenção na construção de uma casa, a começar da base.

A fé é construção, por isso necessita de alicerce, de fundamento, de base sólida. A base da fé, a pedra principal, é o Cristo e nós, por meio de Cristo, com Cristo e em Cristo, nos tornamos pedras vivas da grande obra da fé que é o REINO DE DEUS.

Os nossos valores pessoais são qualidades indispensáveis a quem busca uma vida digna. É algo tão valioso quanto o diamante que precisamos manter bem guardado e que não se desgasta ou perde valor com o tempo.

Edificar um muro espiritual significa cercar a casa com a bênção de Deus por todos os lados, desde as portas até o lugar mais interno do lar, em cada detalhe de nossa intimidade e vida pessoal (Deuteronômio 6.6-12).

Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa. Também pode se referir a causa, o motivo ou a explicação de algo, assim como ao que pode servir de prova e evidência da veracidade de um fato, por exemplo.

Fundamento, do latim fundamentum, é o princípio sobre o qual se apoia e se desenvolve uma coisa. Pode tratar-se da base literal e material de uma construção (enquanto sinónimo de “fundação”) ou do sustento simbólico de algo.

Os princípios fundamentais são diretrizes básicas e essenciais que orientam a aplicação do Direito. São fundamentos norteadores que visam assegurar a justiça, igualdade e a proteção dos direitos humanos.

Jesus usa parábolas para ensinar a respeito do reino do céu na Terra (a Igreja de Jesus Cristo). Leia e discuta alguns versículos tirados de Mateus 13:24–53. Explique-lhes que nesses versículos a expressão “reino do céu” refere-se à Igreja de Jesus Cristo, que é o reino do céu na Terra.

"O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o insensato segue adiante e sofre as consequências" (Provérbios 27.12). Qual a diferença prática entre o prudente e o insensato? À luz deste versículo, a diferença entre eles está na sua reação ao perigo ou diante de situações que claramente pode levar à perda e dor.

Jesus chama de INSENSATO aquele que ouve e NÃO pratica (NÃO CUMPRE) as Suas Palavras. – Insensato: aquele que é contrário ao bom senso, que perdeu a razão, ou seja, que aquele que age com negligência. Negligenciar é saber o certo, mas não fazer, omitindo-se da verdade.

Tipos de alicerce
Divide-se os alicerces ou fundações em superficiais e profundas. As fundações superficiais são aquelas onde a base está posicionada em profundidade de até duas vezes a menor dimensão dessa estrutura.

1 fundação, firmamento, estrutura, suporte, assento, eixo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Fundamento: 2 fundamento, base, embasamento, sustentáculo, apoio, fulcro, arrimo, esteio.

Então, confira abaixo os seis tipos de fundação mais comuns na construção civil brasileira:

  • 1- Sapata isolada. A sapata é a parte inferior do alicerce, a base da viga. ...
  • 2- Baldrame. ...
  • 3- Sapatas corridas. ...
  • 4- Estacas. ...
  • 5- Radier. ...
  • 6- Sapatas associadas.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Firmamento, apoio. Você é o meu alicerce, a base do que preciso para ser feliz.

144. A comunidade eclesial missionária, como ambiente de vivência da fé e forma da presença da Igreja na sociedade, é sustentada por quatro pilares fundamentais: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.