O que significa perder o senso do ridículo?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Perder o senso do ridículo é como andar na escuridão. Só enxergas a ti mesmo e a seus próprios atos. Existe uma coisa chamada "senso do ridículo" que poucas pessoas têm.

Origem etimológica:latim ridiculus, -a, -um, que faz rir. Ver também resposta à dúvida: pronúncia de ridículo, de ministro e de vizinho.

Senso, por sua vez, é o ato de raciocinar ou julgar algo ou alguém. Por exemplo, "aquela senhora não tem senso do ridículo, olha as roupas que ela está usando" ou "você precisa ter senso para se vestir, este vestido está muito curto".

O que é Falta de senso: Não ter claro entendimento das coisas, ter o juízo afetado, não ter prudência.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Que provoca zombaria (#/RA Jr 10.15).

substantivo masculino Algo ou alguém que comove; que provoca ou causa sentimentos de tristeza, de compaixão, de pena: presidente patético. Etimologia (origem da palavra patético).

Pessoa que submete à zombaria, ao riso; quem se comporta ou diz algo que desperta o riso por ser muito engraçado ou constrangedor.

Causar vexame pela prática de atos indecorosos.

substantivo masculino Zombaria com o intuito de causar risos; caçoada. Demonstração de desdém em relação a algo ou alguém; menosprezo: tinha escárnio em relação aos próprios eleitores.

Senso é o ato de raciocinar, de apreciar e julgar. Ter senso é ter um juízo claro, um entendimento, é ter prudência, discernimento. Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção.

Use senso quando este puder ser substituído por juízo e quando indicar capacidade de apreciar ou de julgar.

locução adjetiva Desprovido princípios, valores; sem senso de justiça e de moral. Que não age em concordância com os padrões éticos da sociedade: não passa de um homenzinho sem vergonha e sem caráter. Diz-se de quem é traiçoeiro, desonesto, canalha: pessoas sem caráter não merecem confiança.

A falta de bom senso não implica necessariamente loucura.
Sem dúvida, é considerado louco [psicótico] aquele que perdeu a razão e/ou o bom senso. Porém, ninguém é louco 24 horas, ou seja, embora seja uma doença mental grave, o psicótico alucina ou delira, mas não initerruptamente.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Brincadeiras a parte, a resposta, na verdade, é essa mesma: a brincadeira! Quando alguém te chama de qualquer coisa pejorativa, o intuito da pessoa é te irritar ou te magoar. Então se você entrar na brincadeira, a pessoa certamente vai parar. Não há nada melhor do que rir de si mesmo.