O que significa PET PS e PE?

Perguntado por: emata . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O plástico oxidegradável, também chamado de “oxibiodegradável”, tem como bases principais o polietileno (PE), o polipropileno (PP), o poliestireno (PS) e o politereftalato de etileno (PET).

O PET é um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. Ele é muito utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e resina para engenharia, em combinação com a fibra de vidro.

1 – PET Polietileno Tereftalato: É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.

Em primeiro lugar, o PS Poliestireno é um plástico que pode ser moldado a partir de altas temperaturas, semelhante ao vidro e ao acrílico em sua transparência, solidez e brilho. Assim, seu diferencial está na facilidade de processamento e o seu baixo custo.

Quanto à aplicação, enquanto o PET concentra suas aplicações na fabricação de embalagens e de fibras têxteis, o plástico PP é mais versátil, sendo utilizado em sacolas plásticas convencionais.

Dependendo da situação 'pet' terá o sentido de 'protegido', aquela pessoa que recebe atenção especial de alguém e que parece ser o protegidinho e coisas assim. Em inglês, tem até a expressão “teacher's pet“, o queridinho do professor [coisa que eu nunca fui!].

— Pet, em inglês, teria vindo de petit em francês, que significa pequeno. Isso porque, no inglês, antes da palavra small ser usada para significar pequeno, a palavra petty, que vem do latim petito ou pittinus, era usada.

O PET (Positron Emission Tomography) avalia o metabolismo das estruturas analisadas, como ossos, músculos, órgãos e tumores. Revela alterações no metabolismo celular, que podem ser ou não suspeitas da presença de um tumor.

O Plástico PET é um material termoformado (polímero termoplástico), ou seja, extremamente moldável. Seu nome vem da palavra Poli (tereftalato de etileno), pois tecnicamente é um politereftalato de etileno.

Entenda os diferentes tipos de plástico reciclável

  • PET ou PETE (Polietileno Tereftalato) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinila) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros plásticos.

PS (número 6)
O PS (poliestireno) é um polímero que pode ser encontrado em forma de plástico sólido ou como espuma, quando é conhecido popularmente como isopor.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

PP (Polipropileno):

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.

O PS Standard é um material mais quebradiço, e com menor resistência ao impacto. Tem algumas limitações de aplicações, já que possui essa característica promocional. Já o PSAI (poliestireno alto impacto), como o próprio nome diz, é bem mais resistente ao impacto, devido a sua composição (com borracha).

Enquanto os copos plásticos descartáveis de polipropileno (PP) são muito mais resistentes, podendo em alguns casos ser amassado sem rachar, os fabricados com poliestireno (PS) dificilmente permanecerão íntegros quando apertados.

Assim, pode-se dizer que empresas pet friendly são aquelas que permitem a entrada de animais de estimação em seu ambiente de trabalho. Na prática, então, são companhias que oferecem aos seus colaboradores a chance de passar mais tempo com seus pets.

A categorização divide os plásticos em sete tipos:
PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) PEAD (Polietileno de alta densidade) PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila) PEBD (Polietileno de baixa densidade)

animal doméstico, bicho de estimação, forma abreviada de "polyethylene terephthalate":…

O PET (Programa de Educação Tutorial) é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação, desde que obedecidas as normas do Programa.

Como escolher um nome para o seu pet

  1. Não complique. ...
  2. Não rime com os comandos. ...
  3. Prefira apelidos positivos. ...
  4. Leve em consideração a personalidade do pet. ...
  5. Seja criativo, mas lembre-se que é seu melhor amigo.