O que significa pode vir?

Perguntado por: isalgado2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Pode vir frequentemente é locução usada em contextos em que há duas ou mais pessoas, sendo que uma autoriza a chegada, a movimentação de outro. Pela presença do verbo poder, notamos que há uma relação de autoridade, já que a vinda precisa ser autorizada, liberada por alguém.

Significado de Vir
Regressar ou retornar ao (seu) lugar de origem: o diretor escreverá a autorização quando vier à escola; a empregada não vem. Estar presente em; comparecer: o professor solicitou que os alunos viessem às aulas; o diretor pediu para que os alunos viessem.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.

Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Vir” é um vocábulo que representa a primeira e a terceira pessoa do singular, do infinitivo pessoal, do verbo “vir”, e a primeira e a terceira pessoa do singular, do futuro do subjuntivo, do verbo “ver”.

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.

A palavra “vir” corresponde ao verbo “ver” conjugado na 3ª pessoa do singular no futuro do modo subjuntivo.

O verbo vir é um verbo muito irregular. Na sua conjugação, ocorrem alterações no seu radical (eu venho, que eu venha) e nas suas terminações (eu vim, ele vem, ele veio).

Indicativo: Presente: venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm. Pretérito imperfeito: vinha, vinhas, vinha, vínhamos, vínheis, vinham. Pretérito perfeito: vim, vieste, viemos, viestes, vieram.

QUANDO EU A VER ou EU A VIR? O verbo [ver] quando usado no futuro do subjuntivo precedido de [se] ou de [quando], assume a forma [vir]: Quando eu vir. Quando tu vires.

Resposta: Deve-se evitar a todo custo a locução "eu vou ir". Não que esteja rigorosamente fora dos padrões gramaticais, pois é comum entre os brasileiros o uso do verbo ir como auxiliar do futuro [vamos ver, vou trabalhar, vão falar, por exemplo, em vez de veremos, trabalharei, falarão].

Vir (futuro do presente do indicativo)
Na dúvida, verifique o sentido do verbo, substituindo por enxergar, por exemplo. Se a frase ficar coerente, é virão o correto.

O verbo vir, no presente, é conjugado assim: ele vem, eles vêm (com acento). Ele não vem sempre aqui. Eles vêm a São Paulo uma vez por ano.

[Gramática] Virá é também palavra derivada no futuro do verbo vir, de ir de um lugar a outro, de chegar: será que ele virá amanhã?

Naquela época, eu podia ir lá todos os dias. “Poderia” faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.