O que significa pontos Ecogênicos?

Perguntado por: agomes9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ecogênico é um termo utilizado pelo ultrassonografista conforme a conformação das ondas de som utilizadas para a realização do exame. De forma simples, existe uma área no seu fígado que é diferente das demais e existem diversas causas para isso. Portanto, merece ser melhor investigado. Procure um especialista!

Introdução: O foco ecogênico intracardíaco, ou sinal de golf ball, é um achado ultrassonográfico bastante comum e sem repercussões para a saúde do feto, exceto quando coexistem achados anormais no exame ou fatores maternos, situação em que pode ser necessária uma investigação mais detalhada.

Foco ecogênico é um termo muito vago, veja se há uma conclusão no laudo onde pode estar descrito litíase biliar ou pólipo de vesícula ou colesterolose. Foco ecogênico em geral se trata de cálculo ou pólipo na vesícula biliar. Situações que não tem tratamento clínico.

Chamamos de imagens ecogênicas, hiperecogênicas ou ecorrefringentes, àquelas em que os ecos são de alta intensidade, ou seja, são cinza-claras ou brancas. As imagens hipoecogênicas são aquelas de ecos com baixa intensidade, e aparecem cinza-escuras.

Como já mencionado, os mais comuns são ecogenicidade, anecóico, hipoecóico, hiperecóico e isoecóico (BARR, 1990; FARROW, 1992). O termo "ecogenicidade" refere-se à capacidade de diferentes estruturas em refletir as ondas de ultra-som, gerando ecos.

1. [ Radiologia ] Qualidade ou condição do que é ecogénico . 2. [ Radiologia ] Modo como um material ou tecido orgânico reflecte os ultra-sons e origina ecos para ser visualizado por meio de técnicas de ecografia ou ultra-sonografia .

Ao ultrassom aparece como um nódulo ecogênico (mais branco que o restante do fígado), bem delimitado, arredondado, fixo, sem sombra acústica. Pedras na vesícula são ecogênicos, mas geralmente não são fixos e apresentam sombra acústica posterior.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.

O aumento da ecogenicidade cortical foi um marcador muito sensível de doença do parênquima renal e correlacionou-se bem com algumas lesões glomerulares e túbulo-intersticiais.

No entanto, a baixa ecogenicidade não é suficientemente específica. Isso significa apenas que a quantidade de células está aumentada e que o conteúdo colóide está diminuído, em comparação ao tecido tireoidiano normal. O diagnóstico histológico, nesses casos, pode ser tanto benigno como maligno (7).

Nódulo hipoecoico é uma massa de densidade baixa, que reflete pouco as ondas emitidas EM uma ultrassonografia. Assim, esse nódulo aparece mais escuro do que o tecido em redor. Também chamado de hipoecogênico, o achado pode conter muito líquido ou gordura em seu interior.

A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização do câncer de vesícula, bem como a presença de metástases. As imagens de ressonância magnética fornecem podem ser úteis para observar a vesícula biliar, os dutos biliares e outros órgãos próximos.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.