O que significa quebra da botija?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quanto à quebra da botija diante dos homens, esse ato parabólico realça o direito e o poder divino de quebrar os homens e as nações em pedaços, como a um vaso de oleiro (SI 2:9). As imagens bem conhecidas expressam a soberania absoluta de Deus (Jr 18:6; Rm 9:20,21).

Certa vez o Senhor instruiu Jeremias a comprar uma botija de barro, quebrá-la diante dos líderes do povo e profetizar destemidamente: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se”.

“E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça” (Isaías 30:14). Trata-se duma mensagem de condenação resultante da rebeldia do povo ao seu Deus.

Significado de Botija
substantivo feminino Vaso de grés, cilíndrico, de gargalo pequeno e boca estreita, usado para conter genebra ou outros líquidos.

1. Frasco cilíndrico de grés, de boca estreita e gargalo curto. 2. Recipiente usado cheio de água quente para aquecimento, geralmente da cama.

BOTIJA – do Espanhol botella, “garrafa”, do Latim butticula, diminutivo de buttis, “odre, tonel”.

Esse azeite tipifica a presença de Deus, como O Espírito. Eles não tinham nada, a não ser a presença de Deus! Aleluia! A mulher não foca na quantidade de azeite na botija, apenas afirma que havia azeite, e foi sobre o que ela tinha, que Deus, através de Eliseu, pôde fazer um milagre e mudar a sorte dessa família.

Uma das lendas mais interessantes do interior do Brasil, é a da botija de ouro. Entes sobrenaturais aparecem em sonho ou durante o dia mesmo, para indicar a um escolhido a existência de uma botija cheia de ouro escondida em certo lugar, que deveria ser desenterrada, geralmente, à meia-noite para aumentar o mistério.

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido. Neste sentido, os cristãos somos botijas.

A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos
(2 Reis 4:1). Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação. O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Talvez, neste momento da sua vida, você esteja como um vaso quebrado, se sentindo um lixo, inútil, imprestável. A expressão vaso quebrado é encontrada no Salmo 31, especificamente no verso 12. Veja: “Estou esquecido no coração deles, como morto; sou um vaso quebrado.”

Jeremias estava olhando quando Deus começou a falar com ele: “Jeremias, do modo como oleiro refez aquele vaso que quebrou em suas mãos, do modo como ele pôde fazer tudo de novo, do modo que o oleiro ofereceu uma nova oportunidade, posso fazer com você e com meu povo. Assim é você e a nação de Israel em minhas mãos.

Quando a moça era pedida em casamento, deveria quebrar o vaso aos pés do noivo, com isso ela honrava seu futuro marido. Entre os perfumes mais preciosos estava o Nardo, proveniente de Tarso, na Cilicia.

Com a boca na botija é uma expressão popular usada quando se pega alguém em flagrante cometendo algum ato proibido. Se uma pessoa é flagrada no exato momento em que está roubando, contando uma mentira, ou cometendo qualquer ato irregular, podemos usar a expressão que ela foi pega "com a boca na botija".

Existem atualmente no Brasil basicamente 7 tipos diferentes de botijões de gás, com vasilhames que armazenam 2kg, 5 kg, 8 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg e 90 kg. No Brasil, o uso de GLP é proibido para uso em veículos automotores, com exceção de empilhadeiras movidas a GLP nas quais são utilizados botijões tipo P20.

Preço do botijão de gás ultrapassa média nacional, de R$ 102, em 18 estados. Em 18 estados do Brasil, o valor médio do botijão de gás de 13 kg de GLP ultrapassou R$102, preço da média nacional.

O botijão é fabricado com chapas de aço muito resistentes, obedecendo as normas técnicas do Inmetro. Elas são feitas para suportar com total segurança a pressão interna do vasilhame.