O que significa recebido os autos do Ministério Público com vista?

Perguntado por: dgaspar8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Indica que a unidade recebeu o processo, que estava em outro órgão ou setor: outro tribunal, Ministério Público, setor de distribuição, setor de contadoria ou, ainda, em posse de um advogado.

Em resumo, depois que os autos são remetidos para outra unidade judicial, é necessário aguardar a decisão ou despacho que será proferido pelo responsável pela análise do processo.

Art. 2º Quando os processos se encontrarem em Cartório ou Secretarias de Tribunais de qualquer espécie, é facultado ao advogado, constituído procurador de uma das partes, retirá-los pelo prazo de três dias, desde que não prejudique o andamento do processo, mediante assinatura de carga no livro competente.

169, inc. XIII, há a previsão de manifestação do Ministério Público no prazo de 15 dias, quando não houver prazo específico.

O Ministério Público Federal demora, em média, 26 dias para analisar e despachar em uma ação judicial.

Significa que, durante a sessão, o processo foi retirado da lista de casos que seriam julgados, porque um dos magistrados que participa do julgamento quer examinar detalhadamente o processo.

SIGNIFICA QUE O PROMOTOR TEM QUE ANALISAR O PROCESSO PARA DEPOIS VOLTAR PARA O JUIZ.

Somente o Ministério Público pode ajuizar a ação penal pública. O Promotor de Justiça inicia a ação penal pública junto ao Juiz, no fórum da comarca, por meio de uma peça processual chamada denúncia. Se o Juiz aceitar a denúncia, inicia-se o processo para a coleta das provas.

Os autos são enviados ao relator em até dois dias úteis após a distribuição.

Remetido os autos em grau de recurso para instância superior
Isso quer dizer que houve recurso e ele foi enviado para o Tribunal de Justiça de instância superior.

E o que acontece depois do decurso de prazo? Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias.

A 'vista', como já afirmado neste Manual, manifesta-se por meio da carga realizada no Sistema de Controle Processual – SCP. Por ela, identifica-se eletronicamente que o processo não está no destino “Secretaria”, mas sim no “Promotor”.

É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. § 1º Se o processo tiver tramitado sem conhecimento do membro do Ministério Público, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado.

No Portal da Sala de Atendimento ao Cidadão, os cidadãos, inclusive advogados, poderão registrar suas manifestações e acompanhar a situação em que se encontrarem.

  1. Acesse o portal da Sala de Atendimento ao Cidadão.
  2. Cadastro de Manifestação.
  3. Consultar andamento da Manifestação.

Significa que o seu processo já teve a decisão dos desembargadores(são os juizes do Tribunal de Justiça). ...

O Ministério Público é uma instituição que tem como função definida pela Constituição Federal a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

O órgão do Ministério Público fiscaliza a execução da pena e da medida de segurança. Os promotores de Justiça, como representantes do Estado, procuram fazer com que a pena seja cumprida de maneira correta, como diz a lei. Participam do processo de execução e em atividades administrativas.

A principal diferença é que Juiz julga e Promotor de Justiça postula, pede, requer, ou seja, não julga.