O que significa representa o Cristo ressuscitado que deixa o túmulo vitorioso?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Resposta verificada por especialistas. No caso temos que o Cristo ressuscita é uma história da bíblia antiga e que diz respeito a toda simbologia que Jesus Cristo possui para a religiosidade cristã. Nesse aspecto, temos que a Vela: Representa o Cristo Ressuscitado que deixa o túmulo, radioso e vitorioso.

cruz

A cruz representa o sofrimento do Cristo morto e sua ressurreição. A cruz também é o símbolo do Cristianismo e da fé Católica. Estes representam a vida eterna. Corpo e sangue de Jesus, oferecidos na última ceia aos seus discípulos.

O ovo: simboliza o nascimento, a vida que retorna. O círio: a luz de Jesus Cristo .

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.

Círio Pascal
É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo.

1. Fazer voltar da morte à vida. 2. [Figurado] Restaurar, fazer reviver.

A certeza da Ressurreição de Cristo nos abre a esperança de que a morte não tem a última palavra e que Deus nos prepara um novo céu e uma nova terra, que se iniciam agora e culminam em uma vida em plenitude, onde Deus será tudo em todos.

O Ressuscitado está presente no meio de nós (Lc 1,26-38)

A presença de Cristo Ressuscitado, o verdadeiro “Homem Novo” (Ef 2,15) é o apelo permanente à nossa renovação profunda nele, por meio do Espírito. A Ressurreição de Cristo nos pede e nos ensina a ler a história por dentro e avaliar as coisas e a vida humana de acordo com a sua dimensão definitiva.

A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa.

É um dos símbolos da Páscoa mais antigos. Ele representa a imagem de próprio Jesus Cristo, aquele que se sacrificou para redimir o homem dos seus pecados. Na fé cristão, Jesus é o cordeiro de Deus, que sacrificou-se por seu rebanho.

Círio Pascal

O Círio Pascal significa a luz e a ressurreição de Jesus Cristo. Este importante símbolo da Páscoa é uma grande vela, que é acesa no altar da Igreja durante a celebração da Vigília Pascal, no sábado de aleluia.

Cordeiro: representa o sacrifício de Cristo, imolado para redimir os pecados dos homens. Essa imagem aparece em várias ocasiões na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Representa, além disso, a vítima inocente, o “filho de Deus”, que trouxe a “luz”, mas foi morto por aqueles a quem veio salvar.

O Pão e o Vinho - simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecidos aos seus discípulos na última ceia, para celebrar a vida eterna.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

A Igreja ensina, com base no que diz Jesus no Evangelho, que o casamento entre cristãos é indissolúvel e por isso quem se separa do seu marido ou mulher e entra numa relação com outra comete adultério.

Os primeiros cristãos compararam o corpo partido de Jesus ao grão que, após ser moído, é transformado em farinha e, depois de ter sido misturado com a água da vida e passado no fogo do Espírito Santo, se transforma em Pão.

Mateus 28:16–20; Lucas 24:33–53; João 20:19–31. Jesus aparece a Seus Apóstolos, mostra-lhes que ressuscitou e ordena-lhes que ensinem o evangelho a todas as nações.

Preste testemunho da ressurreição de Jesus Cristo. Diga às crianças como se sente ao saber que algum dia você e seus entes queridos ressuscitarão. Incentive as crianças a falarem sobre a ressurreição de Jesus Cristo com a família. Convide uma criança para fazer a última oração.