O que significa resolver efetivamente um conflito como diferenciar uma resolução ruim de outra boa resolução do conflito?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A resolução efetiva de um conflito ocorre quando existe uma solução útil e benéfica para ambas as partes mediante um conflito proposto.

O conflito é resolvido por técnicas de composição adversarial (heterocomposição) ou não adversarial (autocomposição), que numa visão exterior têm o condão de precipuamente remediar o componente sociológico e podem eliminar o componente psicológico.

Existem quatros métodos atualmente, são eles a negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem. É o mecanismo de solução de conflitos com vistas à obtenção da autocomposição caracterizada pela conversa direta entre os envolvidos sem qualquer intervenção de terceiro como auxiliar ou facilitador.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

São eles: Arbitragem, mediação e conciliação, negociação.

Uma das mais importantes estratégias de negociação de conflitos que você pode adotar é ouvir ativamente as preocupações de sua contraparte. Para fazer isso, você precisará resistir ao desejo de interromper e se defender. Em vez disso, faça perguntas com o objetivo de extrair os principais problemas da outra parte.

Este comportamento bidimensional define os 5 métodos de administrar conflitos, que são: competição, acomodação, afastamento, acordo, colaboração.

O ordenamento jurídico brasileiro dispõe de alternativas que possuem capacidade de resolver conflitos com mais celeridade, são os os chamados métodos alternativos de resolução de conflitos que são: a conciliação, a mediação e arbitragem.

Invista em uma boa comunicação com os colaboradores em conflito

  • ouça o que as pessoas têm para falar;
  • tente sempre ser flexível;
  • evite ambiguidades, usando uma linguagem clara e direta;
  • argumente demonstrando empatia — tente se colocar no lugar do outro;
  • indique soluções e acordos para o conflito.

Identificar e entender como cada um do time reage é o primeiro passo para poder fazer com que conflito se torne algo positivo.

Diferenças entre a mediação, conciliação e arbitragem
Na conciliação, o terceiro facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito. Já na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas mesmas proponham soluções.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

Erros que devem ser evitados na gestão de conflitos
O gestor, na dissolução de conflitos, deve evitar se acomodar, se omitir, não dialogar com a equipe e cobrar os colaboradores. Porém, a postura que deve ser realmente abolida na gestão de conflitos é o abuso de poder, no qual o gestor se torna uma liderança tóxica.

São três os principais métodos alternativos de resolução de conflitos: conciliação, mediação e arbitragem. A conciliação, como meio de resolução de conflitos, pode acontecer em diversos momentos de um conflito: antes da proposição de uma ação, no decorrer dela ou até mesmo após o trânsito em julgado.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.