O que significa rico em EPA e DHA?

Perguntado por: isales . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ácido Eicosapentaenóico (EPA): atua na produção de substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na saúde do coração e da circulação sanguínea. Ácido Docosahexaenoico (DHA): com ação antioxidante, é considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, envolvido em diversos processos cognitivos.

Esses dois ácidos da família ômega 3 são encontrados em algas marinhas e em peixes, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha. Tanto o EPA quanto o DHA estão relacionados à diminuição do nível de colesterol total e de triglicérides no sangue, e em aumentar o colesterol bom (HDL).

O EPA (Ácido Graxo Eicosapentaenoico) é um ácido graxo que produz compostos com menor potencial inflamatório, gerando um equilíbrio da inflamação causada por outros ácidos graxos e, por isso, conferindo o benefício anti-inflamatório. Além disso, o EPA também possui efeito antiarrítmico e antiaterogênico.

A principal função do EPA é produzir substâncias químicas chamadas eicosanoides, que ajudam a reduzir a inflamação no organismo. Dessa forma, combatem diversos males que têm esse fator como desencadeante, como a obesidade, a artrite reumatoide e até algumas doenças cardiovasculares.

A relevância do DHA para o cérebro. O DHA tem papel essencial na construção e na manutenção do cérebro, com início na gestação e mantendo-se nos processos de renovação celular através da apoptose. Também atua na perfusão cerebral, assim, modulando, juntamente com EPA, a pressão arterial (TROESCH et al., 2020).

Qual a diferença entre EPA e DHA? O EPA, está mais associado a doenças inflamatórias como as cardíacas, câncer, dislipidemias e outros. O DHA está associado à memória e raciocínio direcionada mais a ações relacionadas ao cérebro.

Como escolher um Ômega 3 de qualidade?

  1. Considerar a concentração dos ácidos graxos EPA e DHA – quanto maior a concentração deles, maior a pureza do produto.
  2. Analisar se o Ômega 3 é isento de metais pesados – esses dados estão inclusos nos laudos fornecidos pelo fabricante.

Quais são as principais diferenças? O Ômega-3 extraído de algas marinhas e peixes apresentam EPA e DHA na sua composição, ou seja, o nosso organismo recebe o EPA e o DHA diretamente da fonte.

abacate

O abacate, além de ser fonte de vitaminas lipossolúveis (recorda, A, D, E, K) e de vitaminas C e do grupo B, também têm ómega 3 para as incluír neste ponto.

Alimento é a proteína animal mais completa e barata, atendendo as necessidades de adultos e crianças, trazendo benefícios a toda saúde do corpo.

7 melhores fontes vegetais de ômega-3

  • Ômega-3. ...
  • 1# Algas. ...
  • 2# Sementes de chia. ...
  • 3# Sementes de cânhamo. ...
  • 4# Linhaça. ...
  • 5# Nozes. ...
  • 6# Edamame. ...
  • 7# Feijão.

Ômega 3 Ultra Caps - Maior Concentração de EPA e DHA em Óleo de Peixe - 60 Cápsulas.

Lista com os melhores Ômega 3 de 2023

  • Vitafor. ÔmegaFor Plus.
  • Nutrends. Ômega 3 TG.
  • Essential Nutrition. Super Ômega 3 TG.
  • Nutrify. Ômega 3 TG.
  • Catarinense Pharma. Ômega 3.

Pode tomar ômega 3 à noite? O ômega 3 pode ser tomado à noite. O ideal é que o suplemento seja ingerido junto de alguma refeição para prevenir desconfortos gástricos, refluxos e melhorar a absorção dos nutrientes. Então é possível incluir o consumo de ômega 3 junto ao seu jantar ou ceia.

quatro meses

Por quanto tempo devo tomar ômega 3? O período que você deve consumir ômega 3 dependerá da recomendação do seu médico e/ou nutricionista. Em média, é recomendado o uso por, pelo menos, quatro meses.