O que significa ser aprovado com restrição?

Perguntado por: ucunha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em linhas gerais, a restrição significa que o veículo não poderá passar por algum ou alguns procedimentos, tais como o licenciamento ou a transferência de propriedade, por exemplo. Mas as causas da restrição podem ser diversas e serão elas a definir o que o motorista estará impedido de fazer.

Quando existir uma restrição financeira (alienação fiduciária, reserva de domínio e arrendamento), a transferência do veículo para outro proprietário fica impedida, prevenindo que o bem seja vendido ou alienado a outros até a liquidação do contrato e a baixa do gravame.

O laudo cautelar é um relatório completo sobre o histórico daquele carro. Ele não é obrigatório, mas é a forma mais segura de saber o quão original e seguro está o veículo, e se está aprovado para circular com segurança.

Quando há um CPF com restrição, significa que alguma dívida não foi paga e o seu nome foi negativado. Ou seja, seus dados constam nas listas de inadimplentes como a da Serasa, por exemplo. No Brasil, cerca de 29% da população está nesta situação, segundo dados levantados pela Serasa Experian.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívidas na justiça ou inserção do nome do devedor em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC, é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga.

Existem quatro opções para tirar o CPF da lista de Restrição Interna dos Bancos:

  1. Fazer uma reclamação diretamente no PROCON;
  2. Abrir uma ação judicial;
  3. Procurar outra Instituição Financeira;
  4. Seguindo as dicas de um especialista (modo mais fácil e rápido).

Limitação: 1 continência, comedimento, contenção, diminuição, redução, controle, limitação, moderação, refreamento, restringimento, retenção. Ressalva: 2 reserva, ressalva, exceção, condicionante.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Consumidores negativados podem ter sua solicitação negada na hora de solicitar um financiamento de automóvel. Isso porque, para o mercado de crédito, a negativação indica que o solicitante deixou de honrar com algum compromisso financeiro e, por isso, não é um bom pagador.

No momento em que você está com o nome sujo, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

Quem já teve o nome sujo pode sim fazer financiamento, porém, é preciso cumprir outros requisitos além de estar com o nome limpo para que as chances de ele ser aprovado aumentem.

O O Cautelar aprovado com com Apontamento, e somente um alerta ao proprietário do veiculo, que ele teve um reparo na lataria do veiculo ( NAO ESTRUTURAL), e que foi devidamente consertado. Isso não desmerece o veiculo, nem muito menos impede o mesmo de passar em uma vistoria de seguros.

Outros itens que podem reprovar na vistoria cautelar são vidros e janelas. Caso haja quebras, rachaduras, trincos, entre outras irregularidades nesses itens, o resultado após a inspeção não será positivo.

Fique atento: itens como câmbio, motor e chassi podem reprovar no laudo por divergência do número da peça e do documento do veículo. O chassi também reprova caso esteja ilegível (corroído ou raspado, que pode caracterizar carro clonado ou adulterado).

O não pagamento do boleto DAS pode gerar débitos na dívida ativa da União, além de levar ao cancelamento do seu CNPJ – que ocorre depois de 2 anos de inadimplência. Com o cancelamento do seu CNPJ, consequentemente você não conseguirá mais emitir notas fiscais.

A consulta dos débitos pode ser feita através dos sites do Detran dos respectivos Estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, e pode ser encontrado no CRLV do automóvel.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.