O que significa ser um dalit na Índia?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…

A Constituição de 1950 proibiu que os dalits fossem considerados impuros ou intocáveis pelos integrantes das demais castas, rompendo com uma tradição milenar de segregação. Ainda assim, são comuns os ataques de membros de castas superiores a dalits que tentam acessar templos e espaços públicos na Índia.

Dalits constituem entre 15% e 18% da população indiana.

No cotidiano, os Dalit realizam os trabalhos braçais como lavagem de roupas e limpeza das ruas. Também já foram proibidos de entrar nas igrejas hinduístas. Mas a situação já ainda mais caótica: incêndios a propriedades, com famílias dentro, eram comuns. Hoje, a lei não permite a discriminação.

No passado, os Dalit eram chamados de "intocáveis". Essas mulheres, que representam cerca de 16% da população feminina da Índia, enfrentam um "fardo triplo" de preconceito de gênero, discriminação de casta e privação econômica.

Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato

Nos próximos capítulos de Caminho das Índias, novela reprisada no Viva, Bahuan (Márcio Garcia) recebe um ultimato de Shankar (Lima Duarte) e se vê obrigado a contar toda a verdade. Sem saída, ele marca um encontro com Maya (Juliana Paes) e revela que é um dalit.

Arzal

Abaixo deles, está a casta intermediária muçulmana Ajlaf, e a casta muçulmana mais baixa é a Arzal.

No passado, os Dalit eram chamados de "intocáveis". Essas mulheres, que representam cerca de 16% da população feminina da Índia, enfrentam um "fardo triplo" de preconceito de gênero, discriminação de casta e privação econômica.

“A população indiana e também de alguns outros países do sul da Ásia vivem em meio a alguns fatores de risco para o desenvolvimento de defeitos congênitos, como por exemplo, a universalidade do casamento, altas taxas de fecundidade, grande número de gestações não planejadas, baixo estado nutricional materno e alta taxa ...

Apesar dessa pluralidade, há três principais denominações culturais que fazem parte do território desse país: os Hindus (com mais de 70% da população), os Drávidas (com 25%) e os Mongóis (que juntamente a outras etnias compõem 3% dos habitantes).

Brahma, o criador: Considerado o deus supremo, Brahma surgiu, segundo os hinduístas, como encarnação do espírito universal Brahman. Praticamente não é cultuado hoje, por ser "uma força tão sutil que nem consegue ser imaginada por quem não tem elevação espiritual.

A proliferação do número de castas se deve, principalmente, pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.

Castidade significa pureza sexual. Para ser casta, a pessoa deve ser moralmente limpa em pensamentos, palavras e atos. Significa não ter nenhuma relação sexual antes do casamento. Também significa completa fidelidade entre marido e mulher no casamento.

Existem mais de 33 milhões de deuses e deusas hindus, chamados de Devi e Deva. Muitos desses deuses são avatares, ou seja, são uma manifestação corporal dos deuses imortais, como a Trindade Hindu, formada por Brahma, Vishnu, Shiva. Outros são a representação de Shakti - a Suprema Divindade.